USANDO ABP EM TURMAS DE CÁLCULO

Using the PBL method in Calculus classes

Autores: Aldo Peres Campos e Lopes

Resumo

Metodologias diferentes tem sido usadas no ensino de Cálculo. Particularmente, metodologias ativas tais como aprendizagem baseada em problemas tem sido adotada. Contudo, essa metodologia tem sido pouco usada em cursos de matemática. Investigamos aqui um pouco dessa trajetória e apresentamos o resultado de uma pesquisa feita em duas turmas de Cálculo 3, sob a metodologia de análise comparativa: uma em que foi aplicada a metodologia ABP e outra usando o tradicional ensino. Os resultados apontam para uma necessidade de inovação pedagógica e metodológica em cursos de Cálculo.

Abstract

Different methodologies have been used in Calculus teaching. In particular, active methodologies such as problem-based learning have been adopted. However, compared to other courses, this methodology has been little used in mathematics courses in higher education. We investigate here a little of this trajectory in a particular case and present the result of a research done in two classes of Calculus, under the methodology of comparative analysis: one with traditional teaching and another using an active methodology. Results point to a need for pedagogical and methodological innovation in Calculus courses.

Palavras-chave

Cálculo. Experiência de Ensino. ABP. Feedback.

Keywords

Calculus. Teaching experiment. PBL. Feedback.

Texto em PDF