Meaningful learning in science: disclosing knowledge in “fanzine” production
Autores: Danielle Barbosa Bezerra e Adriana Cavalcanti dos Santos
Apresentamos neste trabalho a análise de uma experiência de produção de fanzines para o Ensino de Ciências no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como ponto de partida o conceito de aprendizagem significativa na qual os conhecimentos científicos são construídos partindo dos conhecimentos prévios dos sujeitos sobre o mundo vivo, atribuindo a estes conhecimentos novos significados. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática nas aulas de Ciências que culminou com a produção de fanzines pelos alunos da EJA. Metodologicamente, trazemos uma triangulação entre os saberes demonstrados no fanzine selecionado para análise, a entrevista com os seus respectivos autores e o diálogo com a literatura Científica. O estudo revelou que os sujeitos da EJA construíram diversos saberes cotidianos sobre os impactos ambientais das ações humanas, demonstrando compreensão sobre as consequências desses impactos na sua realidade social. Consideramos, assim, que o fanzine possui um grande potencial pedagógico para o Ensino de Ciências no espaço escolar, pois nele os sujeitos alunos têm, por meio de registros semióticos, um espaço livre de expressão de seus saberes científicos e de comunicação de suas leituras de mundo.
In this work we present the analysis of an experience of the production of fanzines for Science Teaching in the context of Youth and Adult Education (YAE), starting from the concept of meaningful learning, where scientific knowledge is built from the previous knowledge of the subjects in relation to the living world, attributing to these knowledge new meanings. For this, we developed a didactic sequence in the science classes that culminated in the production of fanzines by the students of the YAE. In terms of methodology, we bring a triangulation among the knowledge demonstrated in the fanzine selected for analysis, the interview with their respective authors and the dialogue with the scientific literature. The study showed that the subjects of the YAE built diverse daily knowledge about the environmental impacts of human actions, demonstrating an understanding of the consequences of these impacts on their social reality. We consider, therefore, that the fanzine has a great pedagogical potential for the Science Teaching in the school environment, for in it, the subject-students have, through semiotic registers, a free space of expression of their scientific knowledge and of communication of their world readings.
Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa.
Youth and Adult Education, Science Teaching, Meaningful Learning