Practice in Chemistry: Essential Assistance in Eja Teaching
Autores: Antonio Joélio Alves da Silva, Andreia A. Vieira e Antônio L. Soares Jr
O trabalho proposto tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem com o auxílio de aulas práticas com alunos da EJA, fazendo experimentos com materiais alternativos e sendo o aluno parte integrante da atividade. Como também exemplificar a química com o seu dia a dia, usando os conceitos de ácidos e bases, que é umas das matérias do currículo escolar. Desta maneira, ao trabalhar com os alunos de maneira lúdica, discutindo os temas escolares, foi aplicado um questionário onde os alunos da EJA (a maioria) atribuíram como importante às aulas práticas para aprendizagem da química. Particularidades da turma como: as diferenças nas idades dos alunos e falta de formação básica adequada dos mesmos, comprometem o rendimento que possam contribuir na formação de pessoas mais críticas e criativas dentro da comunidade que estão inseridos.
The proposed work aims to understand the learning process with the help of practical classes with EJA students, doing experiments with alternative materials and being the student an integral part of the activity. As well as exemplifying chemistry with your everyday life, using the acids and bases concepts, which is one of the subjects of the discipline curriculum. In this way, the students were oriented with playful activities, discussing the school subjects, and a questionnaire was applied to EJA students wherein they (the majority) classified the practical classes as important in the chemistry learning process. Particularities, such as: differences in the students ages and inadequate basic formation, compromise their performance in order to help in the development of more critic and creative people inside the community they live in.
aulas práticas; educação para jovens e adultos; materiais alternativos.
Practical classes; youth and adult education; alternative materials.