Significative Learning at Alcohol Function Teaching
Autores: Cristiane Regina Zuconelli, Agnes Thiane Pereira Machado, Alan Ataídes Zuconelli, Viviane Paula Martini e Sandro Xavier de Campos
Este trabalho apresenta um relato de experiência para o ensino da função orgânica álcool com enfoque em uma aprendizagem significativa. Foram realizadas 14 aulas em três turmas do 3° ano de ensino médio sobre o conceito de função orgânica álcool no ensino de Química Orgânica. Leitura e discussão de textos, aula experimental, produção de textos dissertativos, exercícios contextualizados e projeção de documentário são exemplos de estratégias metodológicas que foram utilizadas. A avaliação da estratégia didática proposta deu-se através da observação reflexiva e descritiva de textos dos alunos. Os resultados demonstraram um ganho com envolvimento e entendimento dos alunos, sendo estas aulas mais promissoras do que aulas expositivas, baseadas no modelo transmissão-recepção.
This paper reports on an experiment in teaching the alcohol organic function focusing on significant learning. The study was developed throughout 14 lessons in three classes in the 3rd year of high school about the alcohol organic function in organic chemistry teaching. Some of the strategies employed were: reading texts and discussing them, experimental lesson, producing texts, working on contextualized exercises and watching a documentary. The evaluation of the teaching strategies proposed was carried out through reflective and descriptive observation of the students’ texts. Results showed that the students benefitted from being involved and gained understanding of the subject, and that these lessons were more promising than lessons based on lectures in the model transmission-reception.
Aprendizagem significativa, Álcool, Ensino de Química Orgânica
Significant learning, alcohol, alcohol function teaching.