The Teaching of Atomic Models in Basic Education: The Teaching Knowledge
Autores: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro e Terezinha Valim Oliver Gonçalves
O presente artigo é derivado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida nos anos de 2013 a 2016, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), e se insere no âmbito das pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos Saberes Docentes e Formação de Professores de Química e Iniciação à Docência em Química para a Educação Básica. Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos químicos subjacentes à docência de professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, ao relatarem o ensino de Química que realizam na Educação Básica? Assumo a Pesquisa Narrativa como método de pesquisa, e esta pesquisa tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Química da UFMT, campus Cuiabá-MT, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica. Concernente ao problema de pesquisa, optei pelos seguintes instrumentos investigativos: questionário, tendo em vista a caracterização dos sujeitos; depoimentos dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a forma de entrevista semiestruturada, registros em áudio do grupo focal realizado com os professores egressos. Para analisar os textos de campo e produzir os textos de pesquisa, adotei a Análise Textual Discursiva. Com o resultado desse artigo observa-se com o episódio de aula dos professores colaboradores que no entrelaçamento entre o Saber Científico e o Saber Pedagógico de Conteúdo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussão racional de conceitos químicos altamente matematizados, como pode veicular metáforas realistas, pretensamente didáticas, que obstaculizam o conhecimento científico. Compreendo que não será mantendo o educando preso ao conhecimento aparente do cotidiano, ao realismo das primeiras interpretações, que será possível ensinar Química. Defendo ser importante o duplo e desafiador trabalho de valorizar os conhecimentos prévios do estudante e questioná-los, desconstruindo, dessa forma, os obstáculos epistemológicos, que impedem o aprendizado.
The present article is derived from the doctoral research entitled Scientific and Pedagogical Knowledge of Content expressed by Exit Professors of the Program of Initiation to Teaching in Chemistry of UFMT, developed in the years of 2013 to 2016, in the Graduate Program in Education in Sciences and Mathematics of the Amazonian Network of Education in Science and Mathematics (REAMEC), and is part of the research that seeks to deepen the understanding of Teaching Knowledge and Teacher Training in Chemistry and Initiation to Teaching in Chemistry for Basic Education. In this sense, I present the research problem: How are scientific knowledge and pedagogical knowledge of chemical contents underlying the teaching of professors who graduated from the Bolsa de Iniciacao da Educação em Química da UFMT Program, when they relate the teaching of Chemistry that they carry out in the Basic education? I assume the Narrative Research as a research method, and this research has as subjects four pibidians graduates of the Licentiate degree in Chemistry of the UFMT, Cuiabá-MT campus, who are acting as teachers of Chemistry in Basic Education. Concerning the research problem, I opted for the following investigative instruments: questionnaire, in view of the characterization of the subjects; interviews of the subjects involved in the research in the form of a semi-structured interview, audio records of the focal group performed with the egressed teachers. In order to analyze the field texts and produce the research texts, I adopted Discursive Textual Analysis. With the result of this article it is observed with the class episode of the collaborating teachers that in the interweaving between the Scientific Knowledge and the Pedagogical Knowledge of Content, that the language becomes fundamental, since both it can be instrument for the rational discussion of chemical concepts highly mathematical, as it can convey realistic, allegedly didactic metaphors that hinder scientific knowledge. I understand that it will not be keeping the student Strong to the apparent knowledge of daily life, to the realism of the first interpretations, that it will be possible to teach Chemistry. I believe that the double and challenging work of valuing the students prior knowledge and questioning them is important, thus deconstructing the epistemological obstacles that impede learning.
Pesquisa Narrativa; Saber Científico e Pedagógico de Conteúdo; Obstáculos Epistemológicos.
Narrative Research; Scientific Knowledge and Pedagogical Content; Epistemological Obstacles.