Radioactivity in Everyday: Activity with High School Education
Autores: Liderlânio de Almeida Araújo, Maria Helena Paranhos Gazineu, Lúcia Fernanda C. da Costa Leite e Katia Aparecida da Silva Aquino
O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento e promover a conscientização dos estudantes de uma escola localizada em Recife-PE, sobre o tema radioatividade e sua influência no cotidiano. O trabalho baseou-se na metodologia de projeto. Segundo Behrens (2006), essa metodologia é importante, por proporcionar aos educandos uma aprendizagem crítica e reflexiva. Houve atividades com vídeos e questionários, realização de palestras e visita ao museu de ciências. Foram realizadas pesquisas em livros e internet para avaliar os recursos de ensino utilizados em escolas sobre a questão nuclear e, a partir destas informações uma cartilha foi elaborada. Assim, atividades diferenciadas devem ser incentivadas para que os educandos aprendam a construir conhecimento com autonomia.
The aim of this study was to investigate the knowledge and promote awareness of students from a school located in Recife-PE, on the theme radioactivity and its influence on daily life. The work was based on the design methodology. According to Behrens (2006), this methodology is important as it provides students with critical and thoughtful learning. There were activities with videos and questionnaires, conducting lectures and a visit to the science museum. Books and internet research were conducted to evaluate the teaching resources used throughout the world on the nuclear issue and from this information, a booklet was prepared. Thus, different activities should be encouraged so that students learn to construct knowledge independently.
Ensino de Química, Radioatividade, Prática Educacional
Teaching of Chemistry, Radioactivity, Educational Practice