Evidentiary cognitive skills in learning physics of students with low achievement in Mathematics
Autores: Rosivaldo Carvalho Gama Júnior e Josefer Ranchel da Silva Neves
São notórias as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no estudo das Ciências Exatas, principalmente a Física, no que diz respeito ao uso da Matemática como fator relevante no processo de aprendizagem da Ciência em questão. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar que o pouco domínio da Matemática, nem sempre, rotula o aluno com baixo conhecimento em Física. Foi feita uma pesquisa de campo em quatro escolas da rede pública de ensino do município de Santana no estado do Amapá, com alunos do 2° ano do Ensino Médio. Para apropriação dos dados foi aplicado um questionário contendo três questões de natureza aberta sobre o conteúdo de Calorimetria. Quanto à abordagem da pesquisa, tratou-se de um estudo de natureza Qualitativa, nesta, para a reflexão teórica dos dados encontrados foi utilizada a técnica Análise Textual Discursiva, com o estabelecimento de Categorias de Análises. Assim, notou-se que a maioria dos alunos demonstraram conhecimentos acerca dos fenômenos físicos, apesar de que tiveram dificuldades com a aplicação da Matemática na aprendizagem de Física.
The difficulties faced by students in the study of Exact Sciences, especially Physics, are notorious regarding the use of Mathematics as a relevant factor in the learning process of the Science in question. Thus, the present work aims to demonstrate that the little mastery of Mathematics does not always label the student with low knowledge in Physics. A field survey was carried out in four schools of the public-school network of the municipality of Santana in the state of Amapá, with students of the 2nd year of High School. For the data appropriation, a questionnaire containing three open-ended questions about the Calorimetry content was applied. As for the approach of the research, it was a study of Qualitative nature, in this, for the theoretical reflection of the data found was used the Discursive Textual Analysis technique, with the establishment of Categories of Analysis. Thus, it was noticed that the majority of the students demonstrated knowledge about the physical phenomena, although they had difficulties with the application of Mathematics in the learning of Physics.
Aprendizagem de Física. Prática Docente. Contextualização. Interdisciplinaridade.
Physics Teaching. Teaching Practice. Contextualization. Interdisciplinarity.