O EXPERIMENTO DO CONE DUPLO NO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA

The Experiment of The Double Cone in High School: an exploratory research

Autores: Wilson Rodrigues da Silva e André Coelho da Silva

Resumo

Objetivamos compreender de maneira exploratória os limites e as potencialidades do experimento do cone duplo enquanto recurso didático para a abordagem de conceitos físicos e móbile para a mobilização de estudantes do ensino médio para o estudo da Física. Para isso, construímos o experimento com materiais de baixo custo e o utilizamos no escopo de uma proposta didática focada no conceito de centro de massa. As informações foram coletadas junto a estudantes do ensino médio por meio de um questionário escrito e da observação em sala de aula. Antes da intervenção do professor, embora os estudantes tenham atribuído a movimentação descendente do cone duplo na rampa à força gravitacional, em geral, eles não foram capazes de associar seu movimento ascendente ao conceito de centro de massa. Já após a explicação do professor, os estudantes parecem ter compreendido que é o movimento do centro de massa que deve ser avaliado para explicar a movimentação do cone como um todo. Foi possível notar também que o experimento funcionou como móbile da mobilização dos estudantes, fomentando seus interesses em relação ao entendimento dos motivos que explicam o que estavam observando.

Abstract

We aim to understand in an exploratory way the limits and potentialities of the double cone experiment as a didactic resource for the approach of physics concepts and as a mobile for the mobilization of high school students for the study of physics. For this, we constructed the experiment with low cost materials and used it in the scope of a didactic proposal focused on the concept of center of mass. We collect the information from high school students through a written questionnaire and classroom observation. Prior to the teachers intervention, although students attributed the downward movement of the double cone on the ramp to the gravitational force, generally, they were not able to associate their upward movement with the concept of center of mass. After the teachers explanation, the students seem to have understood that it is the movement of the center of mass that must be evaluated to explain the movement of the cone as a whole. It was also possible to note that the experiment functioned as a mobile of students mobilization, fomenting their interests in the understanding of the reasons that explain what they were observing.

Palavras-chave

Cone duplo; Experimentação; Ensino médio; Centro de massa; Gravidade.

Keywords

Double cone; Experimentation; High school; Mass center; Gravity.

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