Planning and executing: the challenges of a historical approach to teach electrostatics
Autores: Ingrid Kelly Laura dos Santos Pinto, Ana Paula Bispo da Silva e José Antonio Ferreira Pinto
Pesquisas na área de história da ciência e ensino de ciências têm focado na elaboração de propostas educacionais com abordagem histórica, alegando o desenvolvimento de competências argumentativas. No mesmo sentido, pesquisas educacionais têm enfatizado a importância da abordagem problematizadora para superar um processo de ensino e aprendizagem mecânicos. Entretanto, a prática do professor em sala de aula utilizando estas duas abordagens ainda se encontra sem aprofundamento na pesquisa educacional. Neste trabalho, apresentamos o planejamento de uma proposta baseada nas abordagens histórica e problematizadora e sua execução no 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. O episódio histórico escolhido – o eletróforo de Volta – incluiu conceitos de eletrostática e atividades experimentais. Apesar dos esforços para o planejamento da atividade usando referenciais teóricos adequados para a situação, a prática em sala de aula mostrou que a execução requer bem mais do que intenções teóricas. Como resultado da execução, concluímos que estudantes e professores em formação ainda não estão preparados para lidar com uma abordagem investigativa que reforça questionamentos. O processo de preparação para este tipo de atividade envolve uma mudança cultural no papel do estudante e do professor em sala de aula.
Research on history of science and science teaching has focused on the elaboration of educational purposes with historical approach to stimulate argumentative competencies. On the other hand, educational research emphasizes the inquiry-based learning approach to overcome a mechanical process of teaching and learning. However, teacher practice in classroom using these approaches are not well explored in educational research. In this work, we report the planning of a purpose based on historical and inquiry-based theoretical frameworks and its execution in a public school. The historical episode chosen – Voltas electrophorus- included electrostatics concepts and hands-on activities. Besides the efforts in planning the purpose using the theoretical frameworks, the practice in classroom showed that the execution requires more than intentions. As result of the execution, we conclude that students and teachers in training are not prepared to deal with inquiry and investigative classes. The process to prepare both to make progress in this kind of purpose implies a deep cultural change in the role of students and teacher in classroom.
Abordagem problematizadora. Abordagem histórica. Eletrostática.
Inquiry-Based Learning. Historical Approach. Electrostatics.