ÓPTICA GEOMÉTRICA SOB A LUZ DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Investigative Activities of Physics in Fundamental Teaching

Autores: Débora Oliveira dos Santos e José Galúcio Campos

Resumo

O presente artigo está baseado em um trabalho de pesquisa de monografia, inserido na perspectiva que investiga a aprendizagem de conceitos científicos em abordagens com enfoque no Ensino por investigação em Ciências. Realizamos uma discussão de natureza investigativa. Relatamos um estudo sobre uma intervenção referente ao tópico de Óptica, concebida para auxiliar as aprendizagens: desenvolvimento processual das atividades, participação ativa nas discussões, argumentação, reflexão e autonomia. A intervenção foi realizada em seis turmas, com 240 estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus. Abordamos uma análise preliminar dos dados obtidos com caráter qualitativo (com auxílio do Diário de Bordo produzido durante a aplicação da atividade). Os resultados apontam que a atividade investigativa, do modo como foi conduzida, possui potencial para favorecer o Ensino por Investigação e de tornar o estudante mais ativo no processo.

Abstract

This present article it is based on a thesis research work, inserted into perspective that investigates the learning of scientific concepts in approaches with a focus on Education for Research in Science. We conducted a discussion of investigative nature. We report a study on a topic related to the intervention of optics designed to assist learning: development of procedural activities, active participation in discussions, arguments, reflection and autonomy. The intervention it was held in three classes, with 240 students, the 9th grade of elementary school to a public school in Manaus. We address a preliminary analysis of data obtained from qualitative way (with the aid of Diary produced during application of the activity). The results show that the investigative activity, the way it was conducted, has the potential to foster education for research and to make the student more active in the process.

Palavras-chave

Ensino de Física; Ensino por Investigação; Laboratório Aberto.

Keywords

Physics Teaching; Inquiry Teaching; Open Laboratory.

Texto em PDF