PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA ESTRUTURADA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF STRUCTURED PHYSICS FROM THREE PEDAGOGICAL MOMENTS

Autores: Helena da Glória Pieri, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz

Resumo

O ensino de Física tem se caracterizado como foco de investigação em suas diferentes perspectivas, dentre as quais, as estratégias didáticas, que são merecedoras de destaque porque podem contribuir significativamente para amenizar as dificuldades de aprendizagem frequentemente presentes na apropriação dos conceitos físicos. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou evidenciar em que medida uma abordagem estruturada com base nos Três Momentos Pedagógicos favorece o estabelecimento de relações entre o conhecimento científico e as situações vivenciais. Os dados foram coletados por instrumentos específicos mediante a implementação de uma sequência didática para o ensino de Física, buscando avaliar sua pertinência em termos de estratégia didática e da contemplação dos objetivos educacionais, consideradas as categorias de análise. Na primeira, tomou-se como instrumento para coleta de dados o diário de bordo elaborado pela professora/pesquisadora, e, na segunda, analisou-se o enredo de uma peça de teatro desenvolvida no último encontro como forma de sistematização dos conteúdos abordados. Os resultados apontaram para a viabilidade da proposta e a importância de realizar atividades de ensino pautadas na aproximação dos conteúdos com as situações vivenciais, particularmente as que proporcionam a formação para a cidadania. Além disso, elucidaram a relevância de propor debates e a inserção de temas polêmicos para instigar o pensamento crítico dos alunos e potencialmente significativo para a apropriação dos conceitos em Física.

Abstract

Physics teaching has been characterized as research focus in its different perspectives, among which didactic strategies are worth noting, because they may significantly contribute to decrease the learning difficulties that are often present in the appropriation of Physics concepts. In this context, this study presents the results of a research that aimed to evidence how a structured approach based on the Three Pedagogical Moments is beneficial to establish relationships between scientific knowledge and experiential situations. Data were collected with specific instruments through the implementation of a didactic sequence for the teaching of physics, seeking to assess its relevance in terms of didactic strategy and the consideration of educational objectives, which are considered the categories of analysis. In the first category, the instrument for data collection was the logbook created by the teacher/researcher, and in the second one, the plot of a theater play developed in the last meeting was analyzed as a form of systematization of the contents addressed. The results indicate the viability of the proposal and the importance of performing teaching activities by approaching the contents to the experiential situations, especially those that provide education for citizenship. Moreover, the relevance of proposing debates and the insertion of controversial topics were elucidated to incite the critical thinking of students, which is potentially significant for appropriating Physics concepts.

Palavras-chave

Três momentos pedagógicos; Ondas; Ensino de Física.

Keywords

Three pedagogical moments; Waves; Physics teaching.

Texto em PDF