CONTRIBUIÇÕES DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA

Contributions of research teaching sequences for scientific literacy in physical education practice

Autores: Maria do Socôrro Dias de Oliveira, Gonzalo Peña Molina e Elton Casado Fireman

Resumo

Este estudo investigou as contribuições do desenvolvimento e da implementação das Sequências de Ensino por Investigação (SEI) para o exercício da alfabetização científica de professores em formação inicial. Teve por objetivos: identificar as possibilidades didáticas do desenvolvimento e da implementação das SEI num curso de formação de professores de Física; descrever as potencialidades das SEI para o processo de alfabetização científica de seus autores; evidenciar como esses professores de Física em formação significam suas experiências de desenvolvimento e implementação das SEI. O cenário de pesquisa foi o componente curricular Estágio Supervisionado 2, ofertado no segundo semestre de 2015 aos alunos do 6º período do curso de licenciatura em Física da UFAL. Trata-se de uma proposta analítica da experiência de um caso de natureza qualitativa, na qual foram analisados os diálogos construídos nos fóruns online, desenvolvidos no ambiente virtual Moodle, utilizado na disciplina, e no grupo focal realizado com os estagiários ao final da experiência. O percurso analítico tomou por base os referenciais da Análise Sociológica do Discurso. Como resultados, constatou-se que o contínuo exercício do desenvolvimento e da implementação das SEI contribui significativamente para a alfabetização científica dos professores em formação inicial; que tal metodologia possibilita o contato direto do aluno com a linguagem da ciência, passando de uma experiência espontânea a uma experiência científica; que as explicações científicas precisam ser construídas, desenvolvidas e validadas em espaços de investigação orientada.

Abstract

This research has investigated the contributions of the development and implementation of research-based teaching sequences (RTS) to the ability of undergraduate Physics teachers to exercise their scientific literacy. Specifically, it aimed: to identify the didactic potential of the development and the implementation of RTS by undergraduate Physics teachers; to describe the potential of the development and implementation of RTS for the scientific literacy process of their authors; to show how these undergraduate Physics teachers give meaning to their experiences of developing and implementing RTS. The research scenario was Supervised Practice 2, offered in the second semester of 2015 to students of the 6th period of the licentiate degree in Physics of the Federal University of Alagoas. This is an analytical proposal of the experience of a qualitative case in which the development and implementation of RTS by the trainees were investigated. The dialogues built in the online forums, developed in the Moodle virtual environment used in the discipline and the focus group at the end of the experiment were analyzed. The path analysis was based on the frameworks of the Sociological Analysis of the Speech. This research allowed to support the thesis that: the continuous development and implementation of the RTS contribute significantly to the scientific literacy of the teachers on initial formation; such methodology facilitates the direct contact of the student with the language of science, passing from a spontaneous experience to a scientific experience; scientific explanations need to be constructed, developed and validated in research-oriented spaces.

Palavras-chave

Ensino por investigação, Alfabetização científica, Ensino de Física.

Keywords

Research-based teaching, Scientific literacy, Physics teaching.

Texto em PDF