Initial Training of Science Teachers: Building Teaching Knowledge with Scratch Visual Programming Language
Autores: Helen Regiane Pará Rocha e Rosa Oliveira Marins Azevedo
Este artigo se refere a um recorte da dissertação de mestrado, intitulado “Formação inicial de professores de Ciências: construção de saberes docentes com a Linguagem de Programação Visual Scratch”, cujo objetivo consistiu em compreender quais saberes da docência poderiam ser construídos por futuros professores de Ciências em formação inicial, a partir de vivências com o uso da linguagem de programação visual Scratch. Esta pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), no espaço da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, com alunos matriculados nos 5º e 7º períodos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como sustentação metodológica a pesquisa-ação, por meio da qual se implementou como ação investigativa uma oficina denominada “Programação com o Scratch para aprender Ciências”, que se configurou como produto de pesquisa para a formação inicial de professores de Ciências. Os dados coletados foram tratados pela análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). As conclusões da pesquisa permitem inferir que houve a construção de saberes da experiência e do conhecimento, e que esses saberes convergem para a construção de saberes pedagógicos na formação inicial de professores de Ciências.
This paper is part of a master degree thesis entitled "Initial Training of Science Teachers: Building Teaching knowledge with Scratch Visual Programming Language”, whose objective was to understand what knowledge of teaching could be built by future science teachers in their initial education, from experiences with the use of the visual programming language Scratch. This research was developed in the context of degree in in Physics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazon (IFAM), Manaus Campus (CMC), in the field of Methodology of Science Teaching, with students enrolled in the 5th and 7th periods. The research, with a qualitative approach, was fully based on action research methodology, through which a workshop called "Programming with Scratch to Learn Sciences" turned into the resulting research for the initial training of science teachers. All collected data were handled by discursive textual analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). The conclusions of this research allow us to infer that building both knowledge and experience of this knowledge have been achieved, so that generated knowledge contributed to building of pedagogical knowledge in the initial training of science teachers.
Programação visual Scratch. Formação inicial de Professores de Ciências. Saberes Docentes.
Scratch Visual Programming, Initial Training of Science Teachers, Teaching Knowledge.