USO DE AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO - UMA ABORDAGEM SOBRE GRUPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO

Investigative Practical Classes for Consolidating Knowledge and Experiencing the Scientific Method - An Approach on Abo Blood Type System

Autores: Edivan Miranda e Fernanda Silva Torres

Resumo

O ensino de Ciências por metodologia investigativa tem sido uma alternativa didática para a aprendizagem dos alunos. Nessa ferramenta o professor pode diversificar sua prática no cotidiano escolar, visando dinamizar as aulas e desenvolver habilidades e competências nos alunos. Dos tipos de atividades com caráter investigativo disponíveis, a atividade prática investigativa foi a escolhida como objeto de pesquisa neste estudo. A escolha justifica-se pela necessidade de reavaliação das aulas práticas tradicionais, nas quais o aluno é um mero expectador. Para tanto, foi desenvolvida uma atividade prática investigativa sobre tipagem sanguínea dentro do sistema ABO com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola particular de Contagem-MG. Durante a prática, na qual foram utilizados materiais simples, de fácil aquisição e manipulação, os alunos puderam simular de forma simples e segura as reações que acontecem durante a realização do procedimento de identificação do grupo sanguíneo do sistema ABO. Após a realização da atividade proposta, os alunos preencheram um questionário de satisfação e os resultados obtidos da análise da percepção dos alunos e das observações realizadas durante a atividade. Ao final, observou-se que a atividade escolhida pode ser desenvolvida em qualquer escola que disponha ou não de laboratório de Ciências, facilitando, dessa forma, o acesso a aulas diferenciadase que a mesma representa uma ótima ferramenta pedagógica por proporcionar estímulo aos estudantes e possibilitar a demonstração prática da teoria estudada em sala de aula.

Abstract

Teaching Science through an investigative methodology is an instructive alternative for students. By using this instrument, teachers can expand their daily practice at school, with dynamic classes that aim at developing skills and competences of the students. Among the investigative activities available, the investigative practical activity was chosen as the object of research in this work. This choice was motivated by the necessity of re-evaluating the traditional practical classes, in which the students are mere spectators. The investigative practical activity developed in this work involved ABO blood typing, performed by students from the 3rd year of high school in a private school in Contagem-MG. During the practice, which used simple, easy to acquire and manipulate material, the students were able to simulate the reactions that occur during the ABO blood type identification procedure in a simple and safe way. We observed that this activity can be developed in any school, even without a science laboratory, facilitating access to diversified classes. After completing the practical activity, all students filled a feedback survey. The results obtained from the analysis of the students perceptions and their observations during the activity, showed that this is a great pedagogical tool to stimulate students, enabling a practical demonstration of the theory studied in the classroom.

Palavras-chave

Ensino por investigação; Tipagem sanguínea; Sistema ABO.

Keywords

Teaching through investigation; Blood typing; ABO system.

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