A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa-ação em educação e saúde

The preparation of a high school teacher researcher: an action research in education and health

Autores: Tânia Maria Piatti, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Antonio Valdir Oliveira, Arlindo Alexandre dos Santos, Elriley Gomes Murta, Geane Magalhães Monte, Marcy Cândido Moraes Cavalcante, Nitecy Gonçalves de

Resumo

O artigo apresenta o processo de iniciação a pesquisa cientifica enquanto estratégia de aprendizagem na formação docente, empreendida por professores e alunos de Ensino Médio. O trabalho constitui-se da compreensão da metodologia da pesquisa cientifica como instrumento norteador das atividades pedagógicas; da seleção dos projetos de pesquisa; do processo de orientação ao referencial teórico relativo aos conteúdos programáticos das disciplinas e das práticas pedagógicas que envolviam cada projeto de pesquisa; e do acompanhamento aos projetos pela equipe da Secretaria de Educação/AL. Relata um dos projetos desenvolvidos por um grupo multidisciplinar de professores do Ensino Médio, com a participação ativa de alunos do Ensino Médio, focando a influência da qualidade da água na saúde e nas condições de vida das pessoas, além de favorecer a aquisição de hábitos saudáveis e noções de cidadania. A pesquisa envolveu a investigação de uma problemática real da escola, e, através da busca de dados que pudessem confirmar as hipóteses levantadas sobre a qualidade da água, da análise destes dados baseados no conhecimento já existentes sobre a questão de tratamento e qualidade da água e da proposição de alternativas para solucionar o problema. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada a pesquisa ação, sendo a comunidade escolar alvo de questionamentos, amostragem composta por cerca de 10% de alunos do Ensino Médio da escola. Os instrumentos para coleta de dados utilizados, foram a observação participante, os questionários semi-abertos, pesquisa em documentos da escola.

Abstract

This paper presents the scientific initiation process as learning strategy in teacher preparation, undertaken by high school teachers and students. The idea is to understand the scientific research methodology as a guiding instrument of the pedagogical activities, of the selection of research projects, of the theoretical framework of the programmatic content of disciplines, and of the follow up of the projects by the team of the Secretary of Education/AL. It is described one of the projects developed by a multidisciplinary group of teachers, with the active participation of high school students, focusing on the influence of water quality in people?s health and living conditions, in addition of favoring the acquisition of healthy habits and notions of citizenship. The research involved the study of a real school problem, searching for data that could confirm hypotheses on water quality, and looking for alternatives to solve problem. The study was carried out as an action research, involving 10% of the high school students. The instruments for data gathering were participant observation, semi-open questionnaires, and school documents.

Palavras-chave

formação de professores de ciências; pesquisa-ação; projetos de pesquisa em ciências; educação e saúde

Keywords

science teacher preparation; action research; science research projects; education and health

Texto em PDF