ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA PARA APROXIMAR ASPECTOS BIOLÓGICOS E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS

Human Evolution Teaching in Basic Education: A Participatory Intervention for an Approach between biological and socio-cultural aspects

Autores: Maria Margareth Cancian Roldi, Carime Rodrigues Salim e Carlos Roberto Campos Pires

Resumo

Considerando a evolução como um eixo que perpassa todas as áreas das ciências biológicas, discutimos, neste estudo, o potencial de uma sequência didática (SD), utilizando os princípios teórico-metodológicos da intervenção pedagógica participativa para o ensino de evolução humana e para a compreensão de que o conceito de raça, quando estudado como divisão de populações humanas, a partir de características morfológicas, é incompatível com a teoria da evolução biológica. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio, fotografias, anotações em diário de bordo e relatório dos alunos. A abordagem dos dados ocorreu em uma perspectiva interdisciplinar, utilizando-se do referencial teórico para sua discussão. As atividades exigiram reflexão, debate de ideias e construção de novos conceitos até que a resolução do problema fosse apresentada, levando os alunos a internalizar conceitos durante essa busca e a estabelecer conexões com seu cotidiano. O desenvolvimento da SD revelou momentos de interação, promovendo o diálogo e incentivando a habilidade de argumentação dos alunos. Contemplou, ainda, as competências cognitivas associadas ao conteúdo de evolução humana estabelecida para o Ensino Médio.

Abstract

Considering evolution as an axis that pervades all areas of the biological sciences, in this study, we discussed the potential of a didactic sequence (SD) using the theoretical methodological principles of participatory intervention for the teaching of human evolution and for the understanding that the concept of race, when studied as a division of human The data approach took place in an interdisciplinary perspective, using the theoretical framework for its discussion and the data were collected through audio recordings, photographs, logbook annotations and student reports. The activities required reflection, discussion of ideas and construction of new concepts until the problem solving was presented, leading students to internalize concepts during this search and to establish connections with their daily life. The research revealed moments of interaction, promoting dialogue and encouraging students ability to reason. He also contemplated the cognitive competences associated with the human evolution content established for High School.

Palavras-chave

Evolução Humana; Conceito de raça; Intervenção participativa.

Keywords

Human evolution; Concept of race; Participatory intervention.

Texto em PDF