Non-formal education spaces: a case study in the Ecological Reserve of Sapiranga, Bahia
Autores: Sandro Conceição de Matos
As reservas ambientais são importantes espaços não formais para a educação científica e para a popularização das ciências que permitem o entendimento da linguagem científica fora da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de um espaço não formal, representado pela Reserva Ecológica Sapiranga, como um ambiente complementar a educação escolar através de um roteiro que estabelecesse, de modo interdisciplinar e contextualizado, o conteúdo Seres Vivos abordado no Segundo Ano do Ensino Médio. Para tanto, foi utilizado um roteiro com questões que orientassem as observações de alunos quanto à ação do sistema econômico na degradação da natureza, assim como, à caracterização dos seres vivos presentes na reserva. Ademais, os estudantes foram orientados a fotografar o organismo que mais lhe chamou atenção durante a vista. Estas fotos, contendo legendas, foram organizadas em um mural com o intuito de socializar o conhecimento científico assimilado durante a aula de campo aos outros alunos e funcionários da escola que não realizaram a visita. Por fim, este artigo sinalizou algumas dificuldades em realizar atividades escolares em espaços não formais bem como os aspectos positivos relacionados a utilização de espaços similares para a educação.
The environmental reserves are important non-formal spaces for the scientific education and for the popularization of the sciences that allow the understanding of the scientific language outside school. The goal for this work was to analyse the efficiency of a non-formal space, represented by the Sapiranga Ecological Reserve, as a complementary enviroment to the school education through a question script that would stablish, in a interdisciplinary and contextualized way, the Living Beings content, which was taught in high school. Thus, it was utilized a guide with questions that oriented the students observations regarding the economic systems action on the nature degradation, as well as, the caracterization of the existent organisms at the reserve. Futhermore, the students were oriented to photograph the organism that was most attention-getting during the excursion. Those pictures, subtitles included, were organized in a paper board with the intention of socialize the cientific knowledge acquired during the field classes to the other students and workers of the school that didn t go to the visitation. Finally, this paper highlighted a few difficulties at accomplishing scholar activities at informal spaces, as well as the positive aspects related to the utilization of similar spaces for education.
Ensino de ciências; Espaço não formal; Interdisciplinaridade.
Science teaching; Non-formal spaces; Interdisciplinarity.