O ENSINO DE MECÂNICA ATRAVÉS DO CINEMA

The Teaching Of Mechanics Through The Cinema

Autores: Rosiele Oliveira da Encarnação e Renato Xavier Coutinho

Resumo

O ensino de Física apresenta obstáculos em relação à abordagem e a contextualização no ambiente escolar, refletindo assim no entendimento dos alunos acerca dos conteúdos. Portanto, o presente trabalho investigou o uso do Cinema no ensino de Física, desenvolveu-se uma intervenção no Instituto Federal do Sul do Brasil, e o público alvo foram alunos com baixo desempenho nas avaliações escolares da disciplina de Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, e o princípio metodológico da Leitura por Andaimes que conta com três etapas: A pré-leitura aplicou-se um Questionário Inicial (QI); na etapa de Leitura, um roteiro de acompanhamento, e a exibição do filme Homem de Ferro 2; e a pós-leitura ocorreu discussões, elaboração de atividades pelos alunos e um Questionário Final (QF). Destaca-se, a partir da ação, que o Cinema, juntamente com as problematizações, oportuniza a abordagem de temáticas, conceitos e teorias complexas da Física, de maneira lúdica e reflexiva, abrindo espaço para os diferentes recursos que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

The teaching of physics presents obstacles in relation to the approach and the contextualization, in the school environment, thus reflecting in the students understanding of the disciplinary contents. Therefore, the present work investigated the use of Cinema in the teaching of Physics, an intervention was developed in the Federal Institute of the South of Brazil, and the target audience were students with low performance in the school evaluations of the Physics discipline. The methodology used was action research, and the methodological principle of Scaffold Reading which has three stages: The pre-reading was applied an Initial Questionnaire (IQ); in the Reading stage, a follow-up script, and the screening of the movie Iron Man; and the post-reading took place discussions, elaboration of activities by the students and a Final Questionnaire (QF). It stands out from the action, that the Cinema together with the problematizations, allows the approach of thematic, concepts and complex theories of Physics, in a playful and reflective way, opening space for the different resources that potentiate the teaching-learning process.

Palavras-chave

Cinema, Ensino de Física, Aprendizagem.

Keywords

Cinema, Physics Teaching, Learning.

Texto em PDF