A análise dos valores na educação científica: contribuições para uma aproximação da filosofia da ciência com pressupostos da aprendizagem significativa

An analysis of values in science education: contributions towards an approximation of philosophy of science and meaningful learning principles

Autores: Rosana Figueiredo Salvi, Irinéa de Lourdes Batista

Resumo

A partir das concepções sobre a natureza social da ciência, apresentamos uma aproximação da perspectiva de Hugh Lacey sobre a questão da adesão a valores como um elemento fundamental para a compreensão da atividade científica. Conferindo centralidade à noção de comunidade científica, o autor converge para a análise da ciência como prática que se define a partir de um conjunto de crenças, princípios e normas compartilhadas por uma determinada coletividade. Neste trabalho discute-se acerca dos valores cognitivos da atividade científica, buscando subsídios para entender como essa questão pode ser investigada na área de Educação Científica e quais seriam as dificuldades encontradas com este tipo de pesquisa. Parte-se do pressuposto de que estabelecendo evidências empíricas de sustentação de valores na ciência e na sua evolução abre-se uma possibilidade de inserir e expandir a aprendizagem significativa crítica no contexto escolar como um todo.

Abstract

From conceptions on the social nature of science, we present an approximation of Hugh Lacey?s perspective on the matter of adhesion to values as a fundamental element for the comprehension of the scientific activity. Centering on the notion of scientific community, the author converges to an analysis of science as a practice defined from a set of beliefs, principles and norms shared by a certain community. In this paper we focus on the cognitive values of the scientific activity, searching for tokens to understand how this question might be investigated in the area of science education and what difficulties might be faced in this type of research. We start from the principle that by establishing empirical evidences that support values in science an its evolution a possibility opens to insert and expand critical meaningful learning in the educational context as a whole.

Palavras-chave

valores cognitivos e sociais, aprendizagem significativa; educação científica; formação de professores

Keywords

cognitive and social values; meaningful learning; scientific education; science teaching

Texto em PDF