INTERDISCIPLINARIDADE E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PRÁTICA SOBRE A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Interdisciplinarity and the three learning moments on the Physics teaching: a practice about the Brazilian energetic matrix

Autores: Matheus Lincoln Borges dos Santos, Stefany Cris Pereira, Adriano Vaz de Andrade, Thais Rafaela Hilger e Álvaro Emilio Leite

Resumo

Neste trabalho relatamos a construção de uma sequência didática para explorar os conteúdos relativos ao princípio da conservação de energia e do eletromagnetismo a nível de ensino médio de uma maneira contextualizada e interdisciplinar. Para embasar a proposta, buscamos os referencias teóricos de Fazenda e Japiassu, que suportam a prática pedagógica interdisciplinar, e os relacionamos com a metodologia de ensino dos três momentos pedagógicos proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. A prática pedagógica construída foi aplicada em turmas do ensino médio do período noturno de um colégio da rede pública estadual do Paraná na cidade de Curitiba. A produção dos alunos foi analisada para que fossem verificados o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico, a interligação do conhecimento de Física com as demais áreas do conhecimento para a resolução de problemas complexos e contextualizados e a aplicabilidade do uso dos três momentos pedagógicos em contextos interdisciplinares. A aderência da interdisciplinaridade e dos três momentos pedagógicos se mostrou bastante eficiente, vislumbrando possibilidades para que os alunos desenvolvessem as habilidades e conhecimentos necessários para entender a complexidade dos problemas atuais e a partir daí demonstrar maior engajamento nas atividades propostas.

Abstract

In this work we report the construction of a didactic sequence to explore the contents related to the principle of energy conservation and electromagnetism of the discipline of Physics in high school in a contextualized and interdisciplinary way. In this context, we seek the theoretical references of Fazenda and Japiassu that support the interdisciplinary pedagogical practice and relate it to the teaching methodology of the three learning moments proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco. The constructed pedagogical practice was applied in classes of high school in a public school. The students production was then analyzed to verify the development of skills related to critical thinking, the interconnection of knowledge of physics with other areas of knowledge to solve complex and contextualized problems and the applicability of the use of the three learning moments in Interdisciplinary contexts. The adherence of interdisciplinarity and the three learning moments proved to be very efficient, causing the students to develop the skills and knowledge necessary to understand the complexity of current problems and demonstrate a greater engagement in the proposed activities.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade. Ensino de Física. Três Momentos Pedagógicos. Conservação de energia. Eletromagnetismo no ensino médio.

Keywords

Interdisciplinarity. Physics Teaching. Three Learning Moments. Conservation of energy. Electromagnetism on high school.

Texto em PDF