ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE DE ROBÓTICA SUSTENTÁVEL

Teaching physics and environmental education: perceptions of students sustainability in a Sustainable Robotics activity

Autores: Rodrigo Baldow, Everaldo Nunes de Farias Filho, Bruno Silva Leite, Carmen Roselaine de Oliveira Farias e Marcelo Brito Carneiro Leão

Resumo

A educação ambiental possibilita discussões sobre uma educação voltada para a cidadania, enfatizando a reflexão e o debate do cidadão-crítico. Nesse sentido, a Robótica Sustentável, por ser uma atividade de baixo custo, contribui com a diminuição do impacto ambiental, no momento que reutiliza lixos eletrônicos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo principal analisar como uma atividade de Robótica Sustentável no Ensino de Física pode contribuir para a construção de uma visão crítica dos estudantes sobre os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico. Participaram da atividade estudantes do Ensino Médio de uma escola técnica estadual, na qual construíram protótipos de Robótica reutilizando materiais. Após a atividade, realizamos uma entrevista estruturada com cada participante e suas respostas foram categorizadas e analisadas. Os resultados mostram que, como esses discentes cursam o Ensino Médio junto com o curso técnico de Informática a prática pedagógica realizada contribuiu no aprendizado das potencialidades de várias peças internas do computador, que no momento do descarte dessa máquina alguns materiais poderiam ser reutilizados em distintos projetos. Observamos também que os estudantes aprenderam na prática, conteúdos de Física, tais como eletricidade e hidrostática, e passaram a ter uma visão mais ampla a partir da Robótica Sustentável e da perspectiva da Sustentabilidade Crítica.

Abstract

Environmental education enables discussions on citizenship education, emphasizing the reflection and debate of the citizen-critic. In this sense, Sustainable Robotics, that is a low-cost activity, contributes to the reduction of environmental impact, in the moment that reuses electronic waste. This paper, a qualitative research, had as aim to analyze how a Sustainable Robotics activity in the Teaching of Physics can contribute to the construction of a critical view of the students on the environmental impacts caused by the electronic waste. The students participated of the activity in a High School, in which they built prototypes of Robotics reusing materials. After the activity, a structured interview was conducted with each participant and their responses were categorized and analyzed. The results show that, as these students attend high school together with the technical course of Informatics, the pedagogical practice carried out contributed to the learning of the potentialities of several internal pieces of the computer, which at the time of discarding this machine some materials could be reused in different projects. It is also observed that students learn in practice, physics content, such as electricity and hydrostatics, and have a broader view from Sustainable Robotics and the perspective of Critical Sustainability.

Palavras-chave

Robótica Sustentável, Educação Ambiental, Ensino de Física.

Keywords

Sustainable Robotics, Environmental Education, Physics Teaching.

Texto em PDF