Pedagogical Robotic in High School: nervous system concept
Autores: Mara Cristina de Morais Garcia e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
A robótica educacional é uma ação pedagógica que utiliza a aprendizagem de conceitos científicos por parte dos alunos através da interação com um robô de maneira colaborativa. Neste trabalho, elaboramos e desenvolvemos robôs reaproveitando materiais para debater conceitos de biologia em um ambiente lúdico de aprendizagem verificando como a robótica educacional facilita o aprendizado dos alunos do nível médio de ensino. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes são adolescentes de dezesseis anos em média, voluntários, que participaram de encontros semanais no contra turno. A construção do robô que represente o sistema nervoso humano foi proposta pelos alunos. A participação deles foi além da discussão do conceito e isso foi possível a partir da construção do protótipo. Notamos que a colaboração é uma das principais características presentes na atividade. No entanto é importante deixar claro que a cooperação, um dos pressupostos da colaboração, também esteve presente na atividade. Desde a concepção do robô até sua finalização, observamos o despertar do interesse dos alunos, juntamente com um aumento natural da motivação, tanto do grupo quanto do docente envolvido.
The educational robotics is a pedagogical action that uses the learning of scientific concepts by the students through interaction with a robot collaboratively. The objective is to design and develop robots reusing materials to discuss biology concepts in a playful learning environment at how the educational robotics facilitates student learning the average level of education. This is a qualitative research of a case study. Participants are teenagers sixteen years on average, volunteers who participated in weekly meetings against the turn. The construction of the robot that represents the human nervous system was proposed by the students. Their participation has gone beyond the concept of the discussion and it was possible from the construction of the prototype. We note that collaboration is a major feature present in the activity. However, it is important to clarify that the cooperation of the collaboration assumptions also attended the activity. From designing the robot until its completion, we see the awakening of student interest, along with a natural increase of motivation of both the group and the teacher involved.
robótica educacional: ensino de biologia; aprendizagem colaborativa
educational robotics; biology teaching; collaborative learning