SCREENCAST NO ENSINO DE FÍSICA, NUMA ABORDAGEM SOBRE O CONTEÚDO DA LEI GRAVITACIONAL UNIVERSAL

Screencast overall teaching by physics, in an approach about what content of the Law Gravitational Universal

Autores: Carla Valéria Ferreira Tavares, Alberto Ferreira de Oliveira e Filomena Maria Gonçalves Moita

O texto tem como proposta apresentar o Screencast como recurso didático para as aulas de Física do Ensino Médio. O estudo consiste em utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como interface, proporcionando uma descrição detalhada do percurso de construção de conceitos de Física, com o tema Lei Gravitacional Universal. A proposta de elaboração e construção do recurso foi apresentada no componente de Tecnologia de Informação e Comunicação e a Prática Docente, do Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática da UEPB, tendo como meta estudos relacionados à prática da docência, numa intervenção para uma melhor compreensão conceitual de conteúdos e componentes curriculares do Ensino Médio; de forma que contemplasse uma aprendizagem exploratória, colaborativa e lúdica. Nesse sentido, no que se refere ao ensino de ciências, a nossa proposta é apresentar a produção do Screencast, recurso colaborativo para as aulas de física, em formato digital de vídeo aula, o qual é elaborado através do uso de dispositivos e aplicativos gratuitos, a exemplo do Camtasia Studos e o Bitmoji. Optamos trabalhar com essa ferramenta por apresentar uma grande facilidade no manuseio, elaboração e execução da aula, uma vez que cabe ao professor buscar meios de utilizar e aplicar metodologias que se interajam nesse contexto tecnológico.

The purpose of this paper is to present Screencast as a didactic resource for High School Physics classes. The study consists in using the digital information and communication technologies (TDIC) as interface, providing a detailed description of the course of construction of concepts of physics, with the theme Universal Gravitational Law. The proposal of elaboration and construction of the resource was presented in the chair of Information and Communication Technology and the Teaching Practice of the Master in Science and Mathematics Teaching of UEPB, aiming at studies related to teaching practice, in an intervention for a better understanding Conceptual content and curricular components of High School, in a way that contemplates exploratory, collaborative and playful learning. In this sense, as far as science teaching is concerned, our proposal is to present the production of Screencast, a collaborative resource for physics classes, in a digital videotape format, which is elaborated through the use of free devices and applications, for example Of Camtasia Studos and Bitmoji. We chose to work with this tool, since it presents a great ease in the handling, elaboration and execution of the class, once, that it is up to the teacher to find ways to use and apply methodologies that interact in this technological context.

TDIC; Screencast; Ensino de Física.

TDIC; Screencast; PhysicsTeaching.