A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS AMPLAS NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DOS RESULTADOS GENÉRICOS DA APRENDIZAGEM

The promotion of large learning in school: a study from the generic learning outcomes theory

Autores: José Pedro Alves de Oliveira, José Euzébio Simões Neto e Carina Siqueira de Morais

Os espaços não-formais de aprendizagem contribuem para a educação científica como forma suplementar a educação formal e informal, possibilitando a promoção de aprendizagens em dimensões mais amplas. O presente trabalho teve como objetivo promover aprendizagens amplas na escola a partir dos Resultados Genéricos da Aprendizagem (GLOs), arcabouço teórico-metodológico que trabalha com cinco dimensões amplas de aprendizagem para o contexto dos espaços não-formais, a saber: conhecimento e entendimento; habilidades; valores e atitudes; prazer, inspiração e criatividade; ação, comportamento e progressão. Estruturamos e aplicamos em um ambiente escolar uma oficina pedagógica de aprendizagem sobre nanohidrogéis, tema advindo da nanociência e nanotecnologia. A oficina foi estruturada considerando os indicadores sugeridos pela GLOs para a promoção dos resultados de aprendizagens genéricas e também o NiseNet, site criado por uma comunidade de pesquisadores e educadores de ciências que versa sobre a disseminação da nanotecnologia para espaços informais e não-formais. Os GLOs também foram utilizados para analisar a eficácia da referida oficina aplicada. Observamos que a estratégia metodológica adotada atrelada aos indicadores sugeridos pela GLOs para as aprendizagens genéricas possibilitou a sua promoção também em contexto escolar, colaborando com a promoção e divulgação do conhecimento científico, sendo enquadrada como um complementando as atividades regulares na escola.

Non-formal learning spaces contribute to scientific education as a supplementary form of formal and informal education, enabling the promotion of learning in a broader dimension. The present work aimed to promote broad learning in the school from the Generic Learning Outcomes (GLOs), a theoretical-methodological framework that works with five broad dimensions of learning for the context of non-formal spaces, namely: knowledge and understanding; skills; values and attitudes; pleasure, inspiration and creativity; action, behavior and progression. We structure and apply in a school environment a pedagogic workshop on learning about nanohydrogels, the theme of nanoscience and nanotechnology. The workshop was structured considering the indicators suggested by GLOs to promote the results of generic learning and also the NiseNet, a site created by a community of researchers of science educators that deals with the dissemination of nanotechnology to informal and non-formal spaces. GLOs were also used to analyze the effectiveness of the applied workshop. We observed that the methodological strategy adopted, coupled with the indicators suggested by GLOs for generic learning, made it possible to promote them in a school context, collaborating with the promotion and dissemination of scientific knowledge, and was framed as a complement to regular school activities.

Educação não-formal; Nanohidrogéis; Resultados Genéricos da Aprendizagem.

Non-formal education; Nanohydrogels; Generic Learning Outcomes.