PROBLEMATIZAÇÃO E PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA PARA ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Problematization and microbiology practices for high school of public schools

Autores: Sara Scandorieiro, A. H. Kimura, L. P. Medeiros, L. A. Marques, A. M. F. Aranome, G. Nakazato, R. K. T. Kobayashi, G. D. Gonçalves e A. T. Morey

Resumo

Na educação básica, a microbiologia ainda é ministrada de maneira teórica e abstrata. Porém deve ser abordada de forma contextualizada, pois os microrganismos possuem relação direta com a nossa vida cotidiana e desempenham um papel importante no ambiente. Este relato descreve a ação de extensão realizada pelo departamento de Microbiologia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que atendeu alunos de ensino médio de escolas públicas do Paraná, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância dos microrganismos, por meio da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Durante as atividades desenvolvidas, os alunos foram protagonistas na construção do conhecimento. Os participantes desta ação extensionista responderam a questionários que auxiliaram a análise e discussão deste relato.

Abstract

In basic education, microbiology is still taught theoretically and abstractly. However, it must be approached in a contextualized way, since the microorganisms have direct relation with our daily life and play an important role in the environment. This report describes the extension action carried out by the Department of Microbiology of State University of Londrina (UEL), which is made by giving classes to public high school students in Paraná state, and the aim of this action was to use problem-based learning (PBL) to make them aware of the importance of microorganisms. During the activities were being developed, students were protagonists in the construction of knowledge. The participants of this extension action answered questionnaires that aided the analysis and discussion of this report.

Palavras-chave

Aprendizagem Baseada em Problemas; Integração sala de aula-laboratório; Saúde; Meio ambiente.

Keywords

Problem-Based Learning; Classroom-laboratory integration; Health; Environment.

Texto em PDF