A ESCOLA ALÉM DOS MUROS: A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DE ATIVIDADES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES PARA A AMPLIAÇÃO DO DEBATE SOBRE ADITIVOS ALIMENTARES

The School Beyond Walls: The Importance Of Joining Activities In Non-School Spaces For The Magnification Of The Debate On Food Additives

Autores: Sandra Franco-Patrocínio, Dirlene Lima Valadão, Marcela Arantes Meirelles, Ivoni Freitas-Reis e Jose Guilherme S. Lopes

O presente artigo discute a apropriação de um espaço não escolar como local de promoção da educação em química, desenvolvido por um grupo de bolsistas do PIBID em uma escola estadual no município de Juiz de Fora. Como forma de levar os alunos a desenvolverem a capacidade de investigação e de interação com as pessoas que transitam próximo à escola, desenvolvemos um trabalho de conscientização sobre os aditivos químicos presentes nos alimentos. Em atividade desenvolvida fora da escola, os alunos puderam compartilhar o conhecimento com as pessoas entrevistadas. Os resultados indicam que foi possível criar condições para que os discentes desenvolvessem habilidades de trabalhar em grupo, de intercâmbio com a comunidade, além de ter uma visão crítica dos aditivos nos alimentos.

This article discusses the appropriation of a non - school space as a place to promote education in chemistry, developed by a group of PIBID scholarship holders at a public school in the municipality of Juiz de Fora. As a way to get students to develop the capacity for research and interaction with people who move close to school, we have developed an awareness work of the chemical additives present in food. In an out-of-school activity, students were able to share the knowledge with the people interviewed. The results indicate that it was possible to create the conditions for students to develop skills in group work, exchange with the community, and a critical view of the additives in food.

Aditivos alimentares, Interação Escola-Comunidade, Cidadania, Espaços Não Escolares.

Food Additives, Exchange with the Community, Citizenship, Non - School Space.