Concept mapping as strategy to assess the conceptual network established by the students about the atom subject
Autores: Paula Nunes, José Claudio Del Pino
Este texto apresenta a análise de uma estratégia didática, que utiliza mapa conceitual, aplicada a uma turma de ensino médio, na disciplina de Química, numa proposta integradora dos componentes curriculares de Química e Biologia, com a finalidade de identificar e avaliar as relações que se constituem entre conceitos químicos, se há associação destes com aqueles da Biologia e uma melhor aprendizagem dos conceitos de Química pelos estudantes. A análise deste material foi feita segundo o método proposto por Nicoll et al (2001) e os resultados indicam que, mesmo com a dificuldade dos estudantes na construção de mapas conceituais, essa estratégia pode esclarecer algumas lacunas no conhecimento destes, indicando os conceitos de maior dificuldade de compreensão e orientar o professor para apoiá-los na organização dos conceitos estudados dando suporte à aprendizagem significativa.
This paper presents the analysis of a didactical strategy, which uses concept mapping, applied to a high school class, in the Chemistry discipline, proposing the integration of the Chemistry and Biology curriculum components, with the purpose of identifying and assessing the links that are established between chemical concepts, if there is association with those of Biology, and a improvement in learning of the chemical concepts by students. The analysis of this material was made according to the method proposed by Nicoll et al (2001) and the results indicate that even with the difficulty of the students in building concept maps, this strategy can clear up some gaps in their knowledge, indicating the concepts of most difficulties in understanding and guiding the teacher to support them in the organization of the studied concepts giving support to meaningful learning.
mapa conceitual, educação em química, ensino médio
Concept map, chemical education, high school