O ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DE PILHAS E BATERIAS

The teaching of chemistry and environmental education: a proposal to work on battery contents

Autores: Viviane Arrigo, Mara Cristina Lalli Alexandre e Natany Dayani de Souza Assai

Resumo

A discussão de temas sociais articulados ao ensino de Química desempenha papel fundamental na formação de cidadãos, na aquisição de habilidades básicas e no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões. No presente artigo, apresentamos alguns resultados da implementação de uma Sequência Didática organizada com base na abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos, que teve como tema central a Educação Ambiental. A referida sequência foi desenvolvida em uma turma da 3ª série do Ensino Médio composta por 32 alunos, por meio da qual objetivamos avaliar as compreensões dos alunos sobre Educação Ambiental a partir do estudo do conteúdo de pilhas. A questão problematizadora que norteou todo o seu desenvolvimento foi: De que modo o descarte incorreto de pilhas e baterias tem se revelado nocivo ao ambiente? Esta questão foi respondida pelos alunos ao início e ao final do desenvolvimento da Sequência Didática e as respostas constituem os dados analisados nesta pesquisa, baseado nos procedimentos da Análise de Conteúdo. A análise das respostas iniciais fornecidas pelos alunos nos permitiu identificar seus conhecimentos prévios a respeito das consequências que um descarte incorreto pode acarretar ao ambiente e aos sujeitos que dele fazem parte. Já as respostas finais, fornecidas após todo o desenvolvimento da SD e a discussão dos conceitos científicos envolvidos no estudo das pilhas, indicam uma evolução conceitual, ou seja, vão além da percepção de senso comum e passam a ser elaboradas com base em conceitos cientificamente aceitos, o que nos permite inferir que o desenvolvimento da mesma proporcionou uma Educação Ambiental e científica aos alunos, culminando na formação de cidadãos críticos e conscientes.

Abstract

The discussion of social issues articulated to the teaching of chemistry plays a fundamental role in the formation of citizens, in the acquisition of basic skills and in the development of the capacity to make decisions. In the present article, we present some results of the implementation of a Didactic Sequence organized based on the thematic approach of the Three Pedagogical Moments, which was centered on Environmental Education. This sequence was developed in a class of the 3rd grade of the High School composed of 32 students, through which we aimed to evaluate students understandings about Environmental Education from the study of the content of cells. The problematizing question that guided all its development was: In what way the incorrect disposal of batteries has been harmful to the environment? This question was answered by the students at the beginning and the end of the development of the Didactic Sequence and the answers constitute the data analyzed in this research, based on the procedures of Content Analysis. The analysis of the initial answers provided by the students allowed us to identify their previous knowledge about the consequences that an incorrect disposal can cause to the environment and the subjects that are part of it. The final answers, provided after the entire development of SD and the discussion of the scientific concepts involved in the study of cells, indicate a conceptual evolution, that is, they go beyond the perception of common sense and are elaborated based on scientifically accepted concepts, which allows us to infer that its development provided an Environmental and Scientific Education to the students, culminating in the formation of critical and conscious citizens.

Palavras-chave

educação ambiental, ensino de química, três momentos pedagógicos, cidadania.

Keywords

environmental education, chemical education, three pedagogical moments, citizenship.

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