Pedagogical practices in environmental education with elementary school students
Autores: Fabrícia Souza da Silva e Augusto Fachín Terán
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a Educação Ambiental deve ser trabalhada nas escolas pelos professores de forma transversal e interdisciplinar, de tal maneira que os alunos possam entender sua complexidade. O objetivo deste trabalho foi analisar as práticas pedagógicas e seu uso na Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental. Foi realizado em uma escola estadual da Zona Norte de Manaus. Os sujeitos participantes foram 25 alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental e duas professoras. A pesquisa esta fundamentada em uma abordagem qualitativa. O estudo tem caráter descritivo e usa a pesquisa de campo e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se da observação participante, com registro no diário de campo, realização de entrevistas semiestruturadas e atividades em sala de aula. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. As práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras são limitadas e se fazem presentes apenas nas disciplinas de Ciências e Geografia, evidenciando que tais práticas não resultam na conscientização ambiental dos alunos, e que os mesmos não desenvolveram valores e atitudes em relação aos problemas socioambientais presentes na sociedade.
According to the National Curricular Parameters, Environmental Education must be transversally and interdisciplinary addressed by teachers at school, thus the students could be able to understand its complexity. The objective of this work is to analyze pedagogical practices and applications in Environmental Education with elementary school students. This work was carried out at a State school in the Northern District of Manaus. For research subjects we had 25 students attending the 5th grade class and two female teachers. This research is based on a qualitative approach, with a descriptive study, using field and documentary research. For the data collection, the participant observation was used, with registration in the field diary, semi-structured interviews, and classroom activities. For data analysis we used content analysis. The pedagogical practices used by the teachers are limited and for Science and Geography teaching only, evidencing that such practices do not result in the students environmental awareness and they did not develop values and attitudes regarding the currently socio-environmental problems in our society.
Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Conscientização Ambiental.
Environmental Education. Pedagogical practices. Environmental awareness.