TECNOLOGIAS MÓVEIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE FÍSICA PARA O USO DO APLICATIVO “FÍSICA LAB RESISTORES”

Mobile Technologies: a didactic proposal of Physics for the use of the application "Physics Lab Resistors"

Autores: Cássio Gonçalves Sena e Geraldo W. Rocha Fernandes

Resumo

A utilização de tecnologias móveis como recursos que auxiliam o desenvolvimento de atividades experimentais tornou-se nos últimos anos um instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, este trabalho buscou analisar e descrever as contribuições do aplicativo “Física Lab Resistores” como ferramenta de ensino de Física com estudantes do 2º ano do ensino médio. Para encontrarmos repostas a este objetivo, elaboramos os seguintes objetivos específicos: 1) Elaborar e aplicar uma Sequência Didática para o uso de tecnologias móveis; 2) Caracterizar e identificar como os estudantes utilizam o aplicativo “Física Lab Resistores” em sala de aula 3) Analisar a opinião dos alunos sobre o uso do aplicativo “Física Lab Resistores” na aula de Física. A coleta de dados consistiu no desenvolvimento de uma Sequência Didática em forma de oficina pedagógica com o uso do aplicativo para 28 alunos e de um questionário constituído de 8 questões em Escala Likert para a avaliação, entendimento e opinião dos alunos sobre a experimentação no ensino de Física com ajuda deste aplicativo. Ao final da coleta de dados foram realizadas análises através de gráficos sobre cada resposta. Constata-se com essa pesquisa a relevância de uma atividade experimental que envolva o uso de tecnologias móveis e seus aplicativos educacionais em sala de aula de modo a contribuir para uma compreensão significativa do conteúdo teórico e interesse dos alunos.

Abstract

The use of mobile technologies as resources that support the development of experimental activities has become, in recent years, a mediating instrument of the teaching-learning process. Thus, this work sought to analyze and describe the contributions of the application "Physics Lab Resistors", prepared by one of the authors, as a teaching tool of Physics with students of the second year of high school. To find answers to this objective, we elaborate the following specific objectives: 1) To elaborate and to apply a Didactic Sequence for the use of mobile technologies; 2) Characterize and identify how students use the "Physics Lab Resistors" application in the classroom 3) Review students opinions on the use of the "Physics Lab Resistors" application in Physics class. The data collection consisted of the development of a Didactic Sequence in the form of a pedagogical workshop with the use of the application for 28 students and a questionnaire consisting of eight Likert Scale questions to evaluate the students opinion about experimentation in teaching Physics with the help of this application. At the end of the data collection, analyzes were carried out on the use of the application and the answers of the questionnaire. With this research, is verified the relevance of the experimental activities that use mobile technologies and their educational applications in the classroom, in order to contribute to a meaningful understanding of the theoretical content and interest of the students.

Palavras-chave

Tecnologias móveis; Aplicativos educacionais; Ensino de Física; TICs.

Keywords

Mobile technologies; Educational applications; Physics Teaching; ICTs.

Texto em PDF