APPROACH ON VEGETATIVE PROPAGATION in vitro FOR THE EDUCATION OF SCIENCES IN PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BENJAMIN CONSTANT-AM, BRAZIL

Abordagem sobre propagação vegetativa in vitro para o ensino de ciências em uma escola pública no município de Benjamin Constant-AM, Brasil

Autores: Leonardo Carvalho Alves, Alcinei Pereira Lopes, Tales Vinícius Marinho de Araújo e Renato Abreu Lima

Resumo

Este trabalho apresenta a descrição de pesquisa realizada em uma escola pública no município de Benjamin Constant-AM, no qual se abordou a técnica de propagação vegetativa in vitro. Participou desta pesquisa a comunidade escolar do ensino fundamental e médio. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: aplicação de questionário antes e após a regência para as turmas de ensino médio; observação participante; seminário de cunho informativo sobre o assunto propagação vegetativa in vitro. Os resultados apontam que houve o interesse dos alunos em sua maioria em compreender o conteúdo que se propôs a ministrar. Além disso, considera-se que os alunos obtiveram raciocínio lógico-dedutivo que lhes permitiu a identificação e consequente resolução de questões/problemas de culturas in vitro e com isso despertar possíveis práticas a partir desta técnica, uma vez que esta prática não se limita a apenas um meio de interesse podendo ser pensada tanto na questão ambiental, alimentar e/ou econômica, além de poder ser desenvolvido como projeto de pesquisa pedagógico no âmbito escolar.

Abstract

This work presents a description of the research carried out in a public school in the municipality of Benjamin Constant-AM, in which the technique of in vitro vegetative propagation was discussed. The primary and secondary school community participated in this research. The techniques of data collection used were: questionnaire application before and after the regency for the high school classes; Participant observation; Informative seminar on the subject vegetative propagation in vitro. The results indicate that the majority of the students were interested in understanding the content that was proposed to minister. In addition, it is believed that the students obtained logical-deductive reasoning that allowed them to identify and consequently solve problems / problems of in vitro cultures and with this to awaken possible practices from this technique, since this practice is not limited to only a medium of interest that can be thought in the environmental, food and / or economic issue, besides being able to be developed as a pedagogical research project in the school context.

Palavras-chave

Cultura de tecido, Ensino, Biotecnologia.

Keywords

Tissue Culture, Teaching, Biotechnology.

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