O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS

The Teaching of Mixing Separation Processes from Problem Situations and Experimental Investigative Activities

Autores: Daniela do Amaral Friggi e Maria Rosa Chitolina

Neste trabalho, verificam-se as concepções prévias dos alunos relativas aos processos de separação de misturas, bem como a importância da contextualização e atividades experimentais no ensino de química. A partir disso, propõe-se o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, a partir de situações-problemas contextualizadas, a fim de proporcionar aos alunos do 1º ano do ensino médio uma melhor compreensão e aprendizagem dos processos de separação de misturas. Após a realização dessas atividades, observou-se que, a partir dos seus conhecimentos prévios aliados com as atividades desenvolvidas, os alunos adquiriram novos conhecimentos, aperfeiçoaram os conceitos já existentes e aprenderam novos meios de compreender o conteúdo em estudo.

In this work, the previous students conceptions about mixtures separation processes, as well the importance of contextualization and experimental activities in chemistry education are verified. Considering these, it proposes the development of investigative experimental activities, from problem-solving contexts, in order to provide to high school 1st year students, a better understanding and learning of mixtures separation processes. After activities, it was observed that allying their previous knowledge with the activities, the students have acquired new knowledge, improved the existing concepts and learned new ways to understand the subject studied.

Processos de separação de mistura. Situações-problemas Atividades experimentais investigativas.

Mixture separation processes. Problem situations. Experimental investigative activities.