Physics in the early years of elementary school: activities on frictional electrification to encourage scientific and technical literacy
Autores: Paulo Henrique Tovani Heldt, Darlan Holanda Cardoso e Sebastião Rodrigues-Moura
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de incentivo à alfabetização científica e técnica de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada na realização de atividades experimentais contextualizadas de eletricidade estática, em uma abordagem qualitativa e construtivista. Durante a realização das atividades empregamos recursos didáticos diversificados e fizemos uso de um diário de docência para coleta dos dados, os quais foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa permitiram identificar elementos de alfabetização científica e técnica dos alunos, a inserção dos estudantes na cultura científica, a aquisição de conhecimentos básicos sobre os fenômenos eletrostáticos, bem como o desenvolvimento de habilidades, atitudes, comportamentos e posturas adequadas frente ao conhecimento científico.
This work presents the results of an experiment to encourage scientific and technical literacy of students from the first years of elementary school, based on the performance of contextual experimental activities of static electricity, in a qualitative and constructivist approach. During the activities, we used diversified didactic resources and made use of a teacher diary to collect data, which were treated through Discursive Textual Analysis. The results of the research allowed identifying elements of scientific and technical literacy of the students, the insertion of the students in the scientific culture, the acquisition of basic knowledge on the electrostatic phenomena, as well as the development of abilities, attitudes, behavior and appropriate postures in front of the scientific knowledge.
Ensino fundamental; Alfabetização científica e técnica; Ensino de física.
Elementary School; Scientific and technical literacy; Teaching physics.