AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPERIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Evaluation of Science Experimentation Proposals in Textbooks of Elementary Public Schools

Autores: Taisa Layane Salazar Queiroz, Joacy Batista de Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques

Resumo

Este trabalho caracterizou propostas de experimentação em livros didáticos de ciências utilizados em escolas públicas de ensino fundamental – séries finais - do município de Codó-MA. Efetuou-se levantamento acerca das escolas na área urbana, bem como das coleções utilizadas nestas escolas para o ensino de ciências. Selecionou-se o livro do nono ano para avaliação de experimentos, que foram catalogados e classificados. O livro apresentou uma gama de experimentos que foram classificados como fáceis e exequíveis pelos professores, com materiais de fácil acesso, tendo a contextualização e a relação teoria e prática como objeto de desenvolvimento de competências por experimentação. Posteriormente foram investigadas as concepções dos professores acerca das propostas de experimentação, bem como da intenção didática de aplicabilidade do experimento. Na sequência, os principais experimentos indicados pelos professores foram testados e opinados por licenciandos dos últimos períodos do curso de ciências naturais. Esses apontaram que os experimentos precisam de regulações, mas que não comprometem a prática efetiva.

Abstract

This work characterized experimental proposals in science textbooks used in public elementary schools - final series - of the municipality of Codó-MA. A survey was carried out on the schools in the urban area, as well as on the collections used in these schools for the teaching of sciences. We selected the book of the ninth year for the evaluation of experiments, which were cataloged and classified. The book presented a range of experiments that were classified as easy and feasible by teachers, with materials of easy access, with contextualization and the relation theory and practice as object of competence development by experimentation. Subsequently, the teachers conceptions about the experimental proposals were investigated, as well as the didactic intent of the experiment. Following, the main experiments indicated by the professors were tested and opined by graduates of the last periods of the course of natural sciences. They pointed out that experiments need regulation, but do not compromise actual practice

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Experimentação, Livro didático.

Keywords

Science education, Experimentation, Textbook.

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