Inquiry Science Teaching: A didactic proposal "beyound”conceptual contents
Autores: Liliane Oliveira de Brito e Elton Casado Fireman
Em pleno século XXI ainda encontramos professores que acreditam que basta dominar o conteúdo conceitual para promover a aprendizagem satisfatória. De acordo com Pozo; Crespo (2009) essa concepção não permite ao aluno aprender a Ciência que lhe é ensinada, uma vez que, o caráter dinâmico e processual dos saberes científicos é silenciado. Baseados na pesquisa qualitativa, dialogamos com a didática em Ciências para desenvolver argumentos que nos permita referenciar o ensino de Ciências por investigação como perspectiva que possibilita ensinar Ciências sob três dimensões: ensinar Ciências, fazer Ciências e aprender sobre Ciências. Como forma de sustentar nossas ideias, analisamos uma Sequência de ensino investigativa implementada com alunos do ensino fundamental 1. Os resultados revelaram que, o ensino de Ciências por investigação, mais que ensinar conceitos, permite entendimentos sobre processos de construções do conhecimento científico, bem como sobre as formas de realizar investigações e intervenções em situações reais.
In the 21st century we still find teachers who believe that it is enough to master the conceptual content to promote satisfactory learning. According to Well; Crespo (2009) this conception does not allow the student to learn the Science that is taught to him, since, the dynamic and procedural character of scientific knowledge is silenced. Based on the qualitative research, we dialogue with the didactics in Sciences to develop arguments that allow us to reference the teaching of science through research as a perspective that makes it possible to teach science in three dimensions: teaching science, doing science and learning about science. As a way of sustaining our ideas, we analyzed a sequence of investigative teaching implemented with elementary students. The results revealed that the teaching of science through research, rather than teaching concepts, allows understanding of the processes of constructions of scientific knowledge, as well as on how to conduct investigations and interventions in real situations.
Ensino de Ciências, aprendizagem, Ensino de Ciências por investigação
Science teaching; learning; Inquiry Science Teaching