AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA ATRAVÉS DO DIAGRAMA VÊ DE GOWIN

Meaningful Learning Evaluation on Chemistry by Gowin V Diagram

Autores: Ticiane Fernandes Dias, Aldeni Melo de Oliveira, Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen, Willian Carvalho Frazão, Aline Monteiro dos Santos e Alex Bruno Lobato Rodrigues

Resumo

O objetivo é avaliar através de uma adaptação dos domínios do diagrama epistemológico “Vê de Gowin” a aprendizagem significativa de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Macapá-AP. Um questionário foi aplicado a 16 alunos a fim de identificar suas concepções prévias sobre o tema proteínas. Essas informações orientaram a formulação de uma intervenção pedagógica com proposta baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Ao final da intervenção, foi realizado um experimento de identificação de Proteínas através da reação de Biureto usando materiais alternativos, seguido do questionário de avaliação da aprendizagem significativa adaptado do “Vê de Gowin”, e um questionário pós-intervenção. Os resultados demonstraram que os alunos alcançaram um rendimento de 74%, com um p-valor de 0.0007, e foram capazes de construir em suas respostas diálogos interdisciplinares e contextualizados, contribuindo na melhoria da aprendizagem em Química.

Abstract

The objective is to evaluate through an adaptation of the domains of the epistemological V diagram, the meaningful learning of junior students from a public high school in Macapá-AP. A questionnaire was applied to 16 students in order to identify their previous conceptions on proteins. This information led to the formulation of a pedagogical intervention with a proposal based on Meaningful Learning Theory. At the end of the pedagogical intervention, an experiment was carried out to identify proteins through Biureto reaction using alternative materials, and followed by a questionnaire adapted from the V diagram of Gowin of meaningful learning and another one as a post-activity. The results showed that the students achieved a 74% yield, with a p-value of 0.0001, and were able to build within their responses interdisciplinary and contextualized dialogues, contributing for the improvement of the student learning in Chemistry.

Palavras-chave

Materiais Alternativos. Experimentação. Ensino de Química.

Keywords

Alternative Materials. Experimentation. Chemistry teaching.

Texto em PDF