CONTEXTUALIZATION AS A PRINCIPLE FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY IN THE PURVIEW OF A POPULAR EDUCATION COURSE
Autores: Bárbara Cristina Dias dos Santos e Maira Ferreira
O presente artigo, um recorte de uma dissertação em um curso de Mestrado Profissional, trata sobre a proposição e análise de uma intervenção pedagógica em um curso de Educação Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, considerando a contextualização dos conteúdos químicos tratados com ênfases no fenômeno, na representação e na teorização (MORTIMER, MACHADO, ROMANELLI, 1999). No projeto de ensino intitulado “Química e o Cotidiano no Contexto de um Curso de Educação Popular”, foram desenvolvidas 10 atividades em 30 aulas, sendo os registros feitos em diário de bordo. Ao final do projeto foi aplicado aos estudantes um questionário para que se manifestassem sobre suas expectativas com o curso em relação ao que poderia ter atendido suas necessidades. Os resultados apontam que os estudantes procuram o curso por apresentarem lacunas com relação aos conhecimentos do ensino médio, buscando recuperar o “não aprendido” no que diz respeito a conteúdos e conceitos de Química, quanto ao projeto, a avaliação foi de que o trabalho com os conteúdos de forma contextualizada, fez com que os alunos tivessem maior interesse e envolvimento com as atividades, em relação ao ensino não contextualizado que normalmente é realizado em cursos preparatórios.
This article, a cut of a dissertation in a Professional Masters course, deals with the proposition and analysis of a pedagogical intervention in a Popular Education course preparatory to the National High School Examination, considering the contextualization of the chemical contents treated with emphases phenomena, representation and theorization (MORTIMER, MACHADO, ROMANELLI, 1999). In the teaching project entitled "Chemistry and Everyday Life in the Context of a Popular Education Course", 10 activities were developed in 30 classes, with the records kept in logbook. At the end of the project students were asked a questionnaire to express their expectations about the course in relation to what could have met their needs. The results point out that the students seek the course because they present gaps in relation to the high school knowledge, seeking to recover the "not learned" regarding contents and concepts of Chemistry, regarding the project, the evaluation was that the work with the content in a contextualized way, made the students have more interest and involvement with the activities, in relation to the non contextualized teaching that normally is carried out in preparatory courses.
Contextualização, Ensino de Química, Educação Popular.
Contextualization, Teaching Chemistry, Popular Education