CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS NA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA

Contributions of a degree in chemistry for teacher training: construction of classroom sequences in the problematizing and contextualized perspective

Autores: Regis Vinicius A. Abreu e Rita de Cássia Suart

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade analisar o processo de elaboração de Sequência de Aulas, produzidas por licenciandos durante a participação em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de Química. A disciplina tinha como propósito que os licenciandos elaborassem, ao final, uma Sequência de Aulas, que contemplasse estratégias de problematização e contextualização no Ensino Médio, baseadas em uma perspectiva CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Os resultados mostram que a disciplina contribuiu para os licenciandos desenvolverem Sequências de aulas considerando estratégias de contextualização e problematização baseadas em uma perspectiva CTSA, revelando evoluções com relação às suas concepções inicias sobre essas temáticas.

Abstract

This research analysed the process of elaboration lessons sequences proposed to pre-service chemistry teacher during an initial training course. The course aimed that pre-service teacher elaborated, at end, a lesson´s sequence that contemplated problematization and contextualization strategies in high school, based on a CTSA perspective - Science, Technology, Society and Environment. The results show that the course contributed to the pre-service teachers developed sequences considering contextualization and problematization strategies based on a CTSA perspective, revealing evolutions respect to their initial conceptions.

Palavras-chave

Formação inicial; Problematização; Contextualização; CTSA.

Keywords

pre-service teacher; lessons sequence; orientation.

Texto em PDF