Computational simulations and conceptual maps in the aid to the significant learning of the energy concept
Autores: José Jorge Vale Rodrigues, Marli Teresinha Quartieri, Miriam Ines Marchi e José Cláudio Del Pino
Este artigo tem origem em uma pesquisa qualitativa promovida durante uma disciplina de doutorado e desenvolvida com alunos de uma turma do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins no campus Palmas. O objetivo foi investigar as implicações do uso de simulações computacionais aliadas a mapas conceituais na aprendizagem significativa dos alunos no que se refere ao conceito de energia. As atividades de simulação computacional foram organizadas com o intuito de estimular o interesse dos alunos em compreender as principais características do conceito de energia. Neste estudo serão apresentados os resultados evidenciados nos mapas conceituais elaborados pelos alunos após a intervenção pedagógica. As informações obtidas mostram que a elaboração dos mapas conceituais e sua apresentação alteraram os subsunçores preexistentes na estrutura cognitiva dos alunos. Além disso, os dados analisados deixaram evidente que as atividades de simulação computacional podem ser uma ferramenta viável para auxiliar na aprendizagem significativa do conceito de energia.
This article has its origin in a qualitative research promoted during a doctorate course and developed with students of a 1st grade class of the Technical Course in Integrated Computer Science at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins at the Palmas campus. The objective was to investigate the implications of the use of computational simulations allied to conceptual maps in the students meaningful learning regarding the concept of energy. The computer simulation activities were organized with the purpose of stimulating students interest in understanding the main characteristics of the energy concept. This study will present the results evidenced in the conceptual maps elaborated by the students after the pedagogical intervention. The information obtained shows that the elaboration of the conceptual maps and their presentation altered the preexisting subsumes in the students cognitive structure. In addition, the data analyzed made it clear that computational simulation activities can be a viable tool to aid in the meaningful learning of the energy concept.
Simulações computacionais. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa. Energia.
Computational simulations. Conceptual maps. Meaningful learning. Energy.