A SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) E AS POSSIBILIDADES DE USO DA PLATAFORMA PROFESSOR ONLINE NO DOMÍNIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ

The Flipped Classroom and the Possibilities of Use of the Online Professor Platform in the Domain of the State Public Schools of Ceará

Autores: Átilla Mendes Evangelista e Gilvandenys Leite Sales

Resumo

Os métodos de ensino ativo que visam promover o engajamento e a consequente autonomia dos alunos tem ganhado força com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que facilitam a personalização e dinamizam o conteúdo. Nessa perspectiva, o presente artigo analisa as possibilidades do uso da plataforma Professor Online (PO), de domínio das Escolas Públicas Estaduais do Ceará, como ferramenta de aporte para implantação da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI). Para tanto, apresenta a metodologia ativa SAI e o ambiente virtual PO, expondo os recursos disponíveis nesse ambiente virtual que podem contribuir na inversão da sala de aula. Adiante, analisam-se os dados obtidos, por meio de entrevista, sobre a percepção dos professores acerca da PO e da metodologia ativa SAI. Os dados mostram que os professores entrevistados, embora identifiquem traços familiares com suas práticas docentes, desconhecem a metodologia ativa SAI e não utilizam todo potencial do ambiente virtual PO como ferramenta facilitadora do ensino.

Abstract

Active teaching methods that aim to promote engagement and the consequent student autonomy have gained strength through the use of virtual learning environments (VLEs) that facilitate personalization and streamline content. In this perspective, the present article analyses the possibilities of using the Online Professor (PO) platform, domain of the State Public Schools of Ceará, as a contribution tool for implementation of the active methodology of Flipped Classroom (SAI). For that, it presents the active methodology SAI and the virtual environment PO, exposing the resources available in this virtual environment that can contribute to the inversion of the classroom. Next, we analyse the data obtained through an interview about the teachers perception about the PO and the active SAI methodology. The data show that the interviewed teachers, although they identify familiar traits with their teaching practices, are unaware of the active SAI methodology and do not use all the potential of the virtual environment PO as a facilitating teaching tool.

Palavras-chave

Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Professor Online.

Keywords

Active Methodologies. Inverted Classroom. Online Professor.

Texto em PDF