ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Analysis Pibid contribution to the formation of Chemistry teachers

Autores: Karinny da Silva Capistrano, Leonardo Sobreira Rodrigues, Ana Angélica Mathias Macêdo e Laécio Nobre de Macêdo

Resumo

O estudo objetiva refletir sobre a contribuição do programa Pibid na formação inicial de professores de Química destacando a importância da relação teoria e prática e a relevância das mediações e do tempo no processo de aprendizagem da docência. A pesquisa consiste em um estudo de caso com 114 participantes (85 alunos, 24 bolsistas e 5 supervisores) e tem enfoque quantitativo. Os resultados indicam a percepção dos futuros professores quanto aos reflexos dessa experiência na sua formação. Conclui-se que as situações vivenciadas no Pibid contribuíram expressivamente na formação acadêmica, profissional e pessoal dos bolsistas, destacando que o trabalho realizado nas escolas trouxe impactos positivos também para professores e alunos envolvidos nas atividades do projeto.

Abstract

The study aims to reflect on the contribution of the Pibid program in the initial formation of teachers of Chemistry highlighting the importance of the relation theory and practice and the relevance of mediations and time in the learning process of teaching. The research consists of a case study with 114 participants (85 students, 24 scholarship holders and 5 supervisors) and has a quantitative approach. The results indicate the perception of the future teachers regarding the reflexes of this experience in their formation. It is concluded that the situations experienced in the Pibid contributed significantly in the academic, professional and personal formation of the scholarship holders, emphasizing that the work carried out in the schools also had positive impacts for teachers and students involved in the project activities.

Palavras-chave

Formação inicial do professor. Pibid. Ensino de Química. Relação teoria e prática.

Keywords

Initial teacher training. Pibid. Chemistry teaching. Relationship theory and practice.

Texto em PDF