A UTILIZAÇÃO DE OSSOS ARTIFICIAIS COMO MÉTODO COMPLEMENTAR AO ENSINO DE ANATOMIA ANIMAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA EM SALTO/SP

The use of artificial bones as a complementary method to animal anatomy teaching on Veterinary Medicine course in the city of Salto/SP

Autores: Catia Helena de Almeida Lima Massari, Patricia Castelucci e Maria Angélica Miglino

Resumo

A disciplina de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos aborda, entre outros conteúdos didáticos, o sistema locomotor. Adotou-se a utilização de ossos artificiais como método complementar para o ensino de osteologia e artrologia. O material foi produzido pela empresa Nacional Ossos® e financiado pelo CEUNSP, sendo as peças fabricadas em poliuretano anatomicamente muito próximas aos ossos reais. Dentre tantos desafios enfrentados, considera-se que a utilização dos ossos artificiais como ferramenta de ensino foi satisfatória no curso de graduação em Medicina Veterinária, uma vez que as mesmas propiciaram aprendizado introdutório sobre a classificação, a estrutura e os aspectos biomecânicos de ossos e articulações de cães. Sob o ponto de vista educacional, o emprego de ossos artificiais nas aulas agregou uma nova prática pedagógica ao ensino de anatomia animal dentro da instituição privada, com a seleção de material apropriado para uma abordagem complementar.

Abstract

The discipline of Descriptive Anatomy of Domestic Animals addresses, besides other didactic topics, the locomotor system. It was adopted the use of artificial bones as a complementary method for the teaching of osteology and arthrology. The material was produced by the company National Ossos® and financed by CEUNSP, the pieces made of polyurethane demonstrated be anatomically very close to the real bones. Among many challenges faced, it is considered that the use of artificial bones as a teaching tool was satisfactory on Veterinary Medicine undergraduate course because it provided introductory learning about classification, structure and biomechanical aspects of bones and joints of dogs. From the educational point of view, the employment of artificial bones in classes added a new pedagogical practice to the teaching of animal anatomy on private institution, selecting appropriate material for a complementary approach.

Palavras-chave

Ensino superior, Medicina veterinária, Anatomia animal, Osteologia.

Keywords

Higher education, Veterinary medicine, Animal anatomy, Osteology.

Texto em PDF