A didatic sequence for teaching subjects of sexuality in elementary School: puberty and adolescence
Autores: Renata Cristina de Souza Carvalho e Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Neste artigo discorremos sobre a elaboração, o desenvolvimento e a análise de uma sequência didática sobre sexualidade e afetividade, voltada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Sua criação se baseia numa metodologia pluralista apresentando estratégias e amplificadores culturais cuja função é auxiliar o professor no tratamento do tema, além de promover reflexão e diálogo com os alunos, despertando o senso crítico e a interpretação dos conceitos científicos sugeridos. Para efetuar as atividades contamos com a participação de 16 alunos de um sexto ano e a professora efetiva dessa turma. Os materiais produzidos, juntamente com os discursos transcritos das gravações coletadas durante a realização de cada atividade foram submetidos a uma análise microgenética. Buscamos examinar nessa coleta: como os alunos interagiram com os diferentes instrumentos pedagógicos utilizados, como se deu o processo de compreensão dos conceitos abordados e como as estratégias da professora mediaram o processo de ensino. Apresentamos neste texto os resultados de uma atividade específica da sequência didática que trata sobre: Sexualidade e Direitos Sexuais. A análise realizada nos permitiu compreender como ocorreram as interações entre a professora/alunos e também entre alunos/alunos, além de apontar a importância da comunicação para a reflexão e compreensão do tema. Também foi possível analisar como os amplificadores culturais utilizados proporcionaram envolvimento, cooperação e mediação favorecendo o aprendizado.
In this article we discuss the elaboration, development and analysis of a didatic sequence about sexuality and affectivity, aimed at students in their final years of elementary school. Its creation is based on a pluralistic methodology presenting strategies and cultural amplifiers whose function is to assist the teacher in the handling of the subject, in adition to promoting reflection and dialogue with the students, awakening the critical sense and the interpretation of the scientific concepts suggested. To carry out the activities we have the participation of 16 students of a sixth year and the effective teacher of this group. The materials produced, together with the discourses transcribed from the recordings collected during the application of each activity were submitted to a microgenetic analysis. We sought to examine this collection: how the students interacted with the different pedagogical instruments used, the process of understanding the concepts addressed and how the teachers strategies mediated the teaching process. We present in this text the results of a specific activity of the didatic sequence that deals with: Sexuality and Sexual Rights. The analysis allowed us to understand how the interactions occurred between the teacher / students and also between students / students, besides pointing out the importance of communication for reflection and understanding of the theme. It was also possible to analyze how the cultural amplifiers used provided involvement, cooperation and mediation, favoring learning.
Sexualidade e Afetividade; Sequência didática; Pluralismo metodológico Amplificadores culturais; Análise microgenética.
Sexuality and affectivity; Didatic Sequence; Methodological pluralism; Cultural amplifiers; Microgenetic analyses.