Analysis of a Didactic Sequence on Microorganisms under the Meaningful Learning Perspective
Autores: Liliam Amanda Baggio e Álvaro Lorencini Júnior
Neste artigo analisamos uma unidade didática aplicada na segunda série do ensino médio, matutino, em um colégio estadual paranaense tendo como tema central: “Fungos: quem são esses seres tão presentes em nosso cotidiano?”. Tomamos como base a perspectiva da aprendizagem significativa como analise, levando em conta a ativação dos conhecimentos prévios, do estabelecimento de relações entre o que os alunos já sabiam e as novas informações por meio de situações problemas e as interações discursivas, a utilização de um blog e os mapas conceituais elaborados pelos alunos. Os resultados obtidos analisados inferem que a sequencia didática proposta, de modo articulado entre conteúdos, objetivos e metodologia, promoveu uma aprendizagem significativa com os alunos, no sentido do compartilhamento dos significados.
In this study we analyze a didactic unit applied in the second series of high school at state school of Paraná, having as its central theme: "Fungi: who are these beings so present in our daily lives?" We take as a base the perspective of meaningful learning as analysis, taking into account the activation of previous knowledge, establishment, relationships between what students already knew and new information through problem situations and discursive interactions, the use of a blog and, the conceptual maps elaborated by the students. The results obtained infer that the didactic sequence proposed, in an articulated way between contents, objectives and methodology, promoted a meaningful learning with the students, in the sense of the sharing of meanings.
Aprendizagem Significativa; Microrganismos; Sequencia Didática
Meaningful Learning; Microorganisms; Didactic Sequence