ARTE E CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE

Art and Sciences in the field school: experiences from the construction of an Interdisciplinary Island of Rationality

Autores: Camila Juraszeck Machado, Aafke Marjan de Jager de Liz, Jaqueline Silva dos Anjos, Awdry Feisser Miquelin, Danislei Bertoni e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Resumo

Esta pesquisa objetivou sensibilizar os alunos de uma escola do campo quanto à importância da vacinação bovina para a prevenção da brucelose, por meio da construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura satírica Os efeitos maravilhosos da nova vacina (1802), de James Gillray. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa. Participaram da pesquisa 44 alunos do 8º ano do ensino fundamental que residem na área rural do município de Castro - Paraná, os quais, em sua maioria, são filhos de pecuaristas. Verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, como também aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo um problema de relevância social no ambiente escolar. Neste sentido, o método contribuiu para a alfabetização científica, pois permitiu que os alunos compreendessem que a vacinação bovina é essencial para evitar doenças que acometem o gado, tal como a brucelose. Dessa maneira, o conhecimento científico adquirido contribuirá para torná-los agentes de mudança em sua comunidade rural.

Abstract

This research aimed to raise the awareness of the students of a rural school about the importance of bovine vaccination for the prevention of brucellosis by building an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) around satirical engraving. The wonderful effects of the new vaccine (1802), by James Gillray. The qualitative methodological approach was adopted. A total of 44 8th grade elementary school students residing in the rural area of the municipality of Castro - Paraná participated in the study, most of whom are the children of ranchers. It was verified that IIR made possible the interdisciplinarity between Art and Sciences, as well as approached the school contents of the context of the students, including a problem of social relevance in the school environment. In this sense, the method contributed to scientific literacy by allowing students to understand that bovine vaccination is essential to avoid diseases that affect cattle, such as brucellosis. In this way, the acquired scientific knowledge will contribute to make them agents of change in their rural community.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade; Contextualização; Ensino.

Keywords

Interdisciplinarity; Contextualization; Teaching.

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