Relatos de experiência sobre o uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação em três disciplinas do curso de Educação Física

Describing experiences on the use of concept maps as evaluation instrument in three subjects of a physical education college course

Autores: Adriana Marques Toigo, Marco Antonio Moreira

Neste trabalho, pretende-se relatar três experiências de inserção dos mapas conceituais como estratégia de avaliação nas disciplinas de Desenvolvimento Motor, Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento em Esportes no curso de Bacharelado em Educação Física em um Centro Universitário localizado em uma cidade da Grande Porto Alegre, RS, Brasil. A intenção do trabalho é ilustrar a potencialidade dos mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa e da conceitualização quando utilizados isoladamente ou em conjunto com testes objetivos ou de resolução de problemas-tipo. São apresentados exemplos comentados de mapas conceituais elaborados pelos alunos nas três disciplinas.

In this paper we intend to describe three experiences about the insertion of concept maps as an evaluation strategy in the subjects of Motor Development, Exercise Physiology and Biomechanics of Movement in Sports in a Physical Education undergraduate course in a college localized in a city near Porto Alegre, RS, Brazil. The aim of this work is to show the potentiality of concept maps as an instrument that facilitate meaningful learning and conceptualization when used alone or with multiple choice tests or with problem solving tests. Some commented examples of concept maps made by the students in the three subjects are presented.

mapas conceituais, avaliação, Desenvolvimento Motor, Fisiologia do Exercício, Biomecânica do Movimento em Esportes

concept maps, evaluation, motor development, exercise physiology, biomechanics of the movement in sports