EMPREGO DO EXTRATO DE BRASSICA OLERACEA L. COMO INDICADOR ALTERNATIVO DE pH EM TITULAÇÕES ÁCIDO-BASE: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTEGRADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Employment of Brassica oleracea L. extract as an alternative indicator of pH in acid-base titration: an integrative experimental activity for the teaching of Chemistry

Autores: Vanessa Machado da Silva Santos, Tatiana Brescovites Matias, Sandra Inês Adams Angnes Gomes, Edneia Durli Giusti e João Paulo Stadler

Resumo

Este artigo apresenta uma sequência de atividades experimentais sobre o tema volumetria de neutralização desenvolvidas a partir da abordagem experimental integradora com estudantes do Curso de Licenciatura em Química. Nessa metodologia, o estudante atua como protagonista ao pesquisar sobre o tema, propor e executar as atividades experimentais e, por fim, analisar e discutir os dados, enquanto o professor atua como mediador do processo. O objetivo desse artigo é apresentar as etapas desenvolvidas pelos acadêmicos em formação inicial pautadas nos pressupostos da experimentação integradora sobre o emprego de extrato de repolho roxo (Brassica oleracea L.) em atividades experimentais. A partir das propostas dos alunos, procedeu-se com a investigação do potencial ácido-base do extrato alcoólico de repolho roxo em diferentes meios de pH por meio de testes preliminares e do esboço de uma curva de titulação. Os resultados confirmam a possibilidade do uso do indicador de repolho roxo como uma alternativa para substituição de indicadores clássicos em testes para reconhecimento de substâncias ácidas e básicas. Em técnicas de titulação entre ácidos e bases, o indicador de repolho roxo não teve bom desempenho, sendo indicado apenas em situações nas quais a precisão dos dados não é de extrema importância frente ao conhecimento de conceitos e técnicas envolvidos. Apenas dos problemas encontrados, consideramos que os objetivos de estudo foram alcançados, uma vez que os acadêmicos conseguiram pesquisar sobre o tema proposto, elaborar e executar práticas experimentais e analisar, discutir e apresentar os dados da investigação integradora, o que foi evidenciado pela aprovação dos alunos nos trabalhos de conclusão de curso. Este artigo indica, ainda, a necessidade de aprimorar as técnicas de avaliação das implicações da experimentação integradora no processo de ensino e aprendizagem.

Abstract

This article presents a sequence of experimental activities on volumetric neutralization developed according to the integrative experimental approach with Undergraduate Chemistry students. In this methodology, the student acts as the protagonist when researching on the subject, proposing and executing experimental activities and, finally, analyzing and discussing the data obtained, while the teacher acts as the mediator of the process. This article aimed to present the steps developed by the students in initial formation based on the integrative experimentation assumptions regarding the use of extract of purple cabbage (Brassica oleracea L.) in experimental activities. From the students proposals, we investigated the acid-base potential of the purple cabbage alcoholic extract in different pH media by means of preliminary tests and the sketch of a titration curve. The results confirm the possibility of using the purple cabbage indicator as an alternative to substitute classic indicators in tests for the recognition of acidic and basic substances. In titration techniques between acids and bases, the indicator did not perform well, being indicated only in situations in which the data precision is not of extreme importance in comparison to the knowledge of concepts and techniques involved. Despite the problems found, we consider that the study objectives were reached, since the academics were able to research on the proposed theme, to elaborate and to execute experimental practices and to analyze, to discuss and to present the data of the integrative research, which was evidenced by the approval of the students in the course completion work. This article also indicates the need to improve techniques for evaluating the implications of integrative experimentation in the teaching and learning process.

Palavras-chave

Repolho roxo; Indicador de pH natural; Volumetria de neutralização; Ensino da Química.

Keywords

Purple cabbage; Natural pH indicator; Neutralization Titration; Chemistry teaching.

Texto em PDF