SITUAÇÃO DE ESTUDO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Study Situation in the teaching of Chemical Kinetics: possibilities from a historical approach

Autores: Marcos Antônio Gatto, Enio de Lorena Stanzani e Ana Paula Hilário Gregório

Resumo

A presente investigação tem como objetivo mostrar como o desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) articulada a uma abordagem histórica pode contribuir para a ressignificação conceitual no ensino de Cinética Química. Nesse contexto, apresentamos de forma detalhada cada uma das etapas da SE, elaborada como atividade integrante da componente curricular estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Química, a qual foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino. Após a análise de dados evidenciou-se a evolução dos conceitos por parte dos alunos, corroborando a importância da utilização de novas metodologias e recursos tanto para o ensino de Química na Educação Básica como na formação do futuro professor.

Abstract

This research aims to show how the development of a Study Situation (SS), articulated to a historical approach, can contribute to giving a new meaning to concepts in the teaching of Chemical Kinetics. In this context, we present in detail each one of the stages of the SS, which was developed in a state school and elaborated as an integral activity of the supervised internship of a degree in Chemistry. After the data analysis, the evolution of the concepts was evidenced by the students, corroborating the importance of using new methodologies and resources for both the teaching of Chemistry in Basic Education and the formation of future teachers.

Palavras-chave

Estágio Supervisionado. Situação de Estudo. Cinética Química. Ensino e Aprendizagem.

Keywords

Supervised Internship. Study Situation. Chemical Kinetics. Teaching and learning.

Texto em PDF