A ABORDAGEM HISTÓRICA DA QUÍMICA: UMA ATIVIDADE DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID/UEMS

A Historical Approach to Chemistry: An activity of Chemistry subproject of PIBID/UEMS

Autores: Marlon Gonçalves Gauna, Edemar Benedetti Filho e Antonio Rogério Fiorucci

Resumo

O presente trabalho relata a experiência desenvolvida por um bolsista do subprojeto de Química do PIBID/UEMS com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo dessa experiência foi avaliar uma sequência didática abordando a História da Química com ênfase em suas etapas Protoquímica e Alquimia e discutindo aspectos da ciência. A sequência didática foi desenvolvida com apresentação de slides e exibição de vídeos. Diante da sequência didática planejada, uma pesquisa foi delineada para verificar as concepções prévias dos alunos em relação às concepções de ciência e sobre a importância da História da Química, e avaliar se a atividade resultou em mudança de concepções dos alunos para ideias mais bem elaboradas sobre esse assunto. O método de coleta de dados foi um questionário aplicado antes da sequência didática e após seu término. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo. A atividade alcançou seus objetivos propostos evidenciando mudanças significativas da concepção de ciência por parte dos alunos e fomentando o interesse deles pela História da Química.

Abstract

This paper reports the experience gained by a scholar subproject of Chemistry of PIBID/UEMS, with the students of 1st year high school students in a public school. The objective of this experience was to evaluate a teaching sequence addressing the History of Chemistry classes with emphasis on its steps Prechemistry and Alchemy, discussing aspects of science. The didactic sequence was developed with slideshow and viewing videos. Given the planned instructional sequence, a survey was designed to verify the preconceptions of students in relation to the concepts of science and the importance of the history of chemistry and assess whether the activity resulted in changing students conceptions to more elaborate ideas about this subject. The method of data collection was a questionnaire administered before the instructional sequence and after its completion. The analysis was performed using the technique of content analysis. The activity reached its stated goals showing significant changes in design science by students and fostering their interest in the History of Chemistry.

Palavras-chave

História da Química; concepções de ciência; PIBID.

Keywords

History of Chemistry; conceptions of science; PIBID.

Texto em PDF