A ELETRICIDADE A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Electricity from Research Teaching: a Dialogical Experience in Continued Teacher Training

Autores: Sabrina Eleutério Alves, Silvia Martins e Nilva Lúcia Lombardi Sales

Resumo

O ensino transmissivo ainda é uma estratégia muito comum nas aulas de Física, muitas vezes reduzida a equações desconexas da realidade estudantil. Assim, o Ensino por Investigação pode ser apresentado como uma alternativa para mudar esse cenário. Neste método o aluno é instigado a investigar, a trabalhar em equipe, a propor hipóteses e a encontrar a solução para o problema proposto pelo professor. Considerando essa perspectiva, oferecemos um curso, no contexto do programa de formação continuada do Museu da Dica, buscando maneiras de abordar essa temática com professores da educação básica e licenciandos. O curso foi dividido em etapas, desde uma avaliação diagnóstica, passando por discussões sobre pressupostos teóricos do Ensino porInvestigação, atividades práticas e socialização de experiências. Ao final do curso pudemos perceber como a maturidade dos participantes em relação à temática aumentou, bem como o interesse no desenvolvimento de atividades investigativas , sugerindo que o curso foi um espaço importante para a expansão das possibilidades educacionais nas práticas desses professores

Abstract

Transmissive teaching is still a very common strategy in physics classes, often reduced to equations disconnected from students reality. Thus, Research Teaching can be presented as an alternative to change this scenario. In this method the student is instigated to investigate, to work in team, to propose hypotheses and to find the solution to the problem proposed by the teacher. Considering this perspective, we have offered a course, in the context of Dica Museum continuing training program. The course was organized from a diagnostic evaluation, through discussions on theoretical assumptions of Teaching by Research, practical activities and socialization of experiences. We could notice, at the end of the process, how the participants maturity has increased, as well as the interest in the development of research activities is evidenced, suggesting that the course was an important space to expand the educational possibilities for these teachers practices.

Palavras-chave

Ensino por Investigação; Práticas Pedagógicas; Formação Continuada.

Keywords

Investigative Teaching; Pedagogical Practices; Continuing Education.

Texto em PDF